São Valentim realiza Seminário de Bovinocultura de Leite e Clube da Bezerra

 

Durante o 10º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e o 10º Clube da Bezerra, realizados em São Valentim, na sexta-feira (15/02), no CTG Ronda Crioula, com objetivo de melhorar a qualidade genética e produção leiteira foram debatidos temas voltados ao manejo, mercado, rentabilidade entre outros temas abordado nas palestras. O evento reuniu cerca de 300 pessoas e integrou as comemorações dos 60 anos do aniversário de São Valentim. O evento foi aberto pelo vice-prefeito Clacir Rigo, pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Ferreira, pelo secretário da Agricultura, Edgar Regoso, pelo gerente regional adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, pela representante do Sutraf, Rosilene Sccopel.

Gobbo agradeceu a todas as parcerias envolvidas no evento, cumprimentou os produtores e parabenizou o município pela aniversário. Também ressaltou que no município cerca de 200 famílias estão inseridas na atividade leiteira com garantia de renda mensal. O secretário da Agricultura também destacou a importância do evento no melhoramento genético. “A cada ano vem melhorando a qualidade dos animais”, analisou.

O vice-prefeito agradeceu a parceria da Emater/RS-Ascar na atividade importante na “contribuição de renda do produtor e também para conter o êxodo rural”.

Após o ato de abertura, a programação seguiu com as palestras ministradas pelo médico veterinário Luciano Carvalho Inácio que falou sobre Nutrição e silagem e pelo presidente do Sindilate/RS, Alexandre Guerra, que abordou o tema Mercado do leite.

Carvalho chamou atenção para a forma que os produtores podem “influenciar” a dieta e produção das vacas, através de uma dieta equilibrada que supra as necessidades do animal. Segundo ele, a silagem de milho pode ser o fator determinante para ganhar ou perder dinheiro. “Com a silagem boa, o produtor pode economizar na alimentação do concentrado”, observou. A produção do leite: 80% é manejo e 20% é dieta.

Já o presidente do Sindilate, ao fazer uma análise da conjuntura, observou que em determina o preço é o mercado. Para ele, o produtor tem que encarar os desafios como oportunidade. “Tem que ter eficiência para ser competitivo”. Mas ressaltou que o governo tem que dar condições para que o produtor seja competitivo simplificando a questão tributária.

A programação prosseguiu à tarde, no Parque de Máquinas, com apresentação e julgamento das bezerras.

Além dos produtores de São Valentim, participaram do evento produtores ligados a atividade leiteira dos municípios de Quatro Irmãos, Barão de Cotegipe e Faxinalzinho.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, prefeitura de São Valentim, com apoio das cooperativas Agricoop, Cooperval, Cooperativa Santa Clara, Cooperalfa, C.Vaccaro Agronegócios, Sicredi, Cresol, Sutraf, e Siwet/Agener, agropecuárias Agronorte e Nativa,

Resultado:

No evento desfilaram 30 bezerras de 19 propriedades rurais, nas categorias das raças Holandês e Jersey e duas categorias de idade de 4 a 7 meses e de 7 a 10 meses. Todos os agricultores que expuseram seus animais para o Clube da Bezerra receberam do evento uma camiseta e um brinde participação. Os classificados receberam troféu e prêmio.

Na categoria Holandesa de 4 a 7 meses:

1º lugar Bezerra 41 de propriedade da família Volmir José Capeli
2º lugar Bezerra 13 de propriedade da família Anadir Jurkovski
3º lugar Bezerra 07 de propriedade da família Jocieli Paula Cagol Brunhera

Na categoria Holandesa de 7 a 10 meses

1º lugar Bezerra 147 de propriedade da família João Vazocha
2º lugar Bezerra 42 de propriedade da família Volmir José Capeli
3º lugar Bezerra 17 de propriedade da família Emilio Brandler

Na categoria Jersey de 4 a 7 meses

1º lugar Bezerra 25 de propriedade da família Augusto Foratti
2º lugar Bezerra 22 de propriedade da família Adelir Olivo Foratti
3º lugar Bezerra 21 de propriedade da família Nadir Gaik

Na categoria Jersey de 7 a 10 meses

1º lugar Bezerra 38 de propriedade da família Vanderlei Lazzari
2º lugar Bezerra 45 de propriedade da família Marcio Betlinski
3º lugar Bezerra 06 de propriedade da família de Ademir Galina

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS