O governador Eduardo Leite sancionou, nesta segunda-feira (10), a lei com o reajuste salarial de 9,45% para o magistério. Outra sanção publicada no Diário Oficial do Estado foi a prorrogação da validade dos concursos públicos por mais um ano.
As duas votações ocorreram na Assembleia Legislativa no dia 4 de abril. O cálculo do Palácio Piratini mostra que cerca de dois terços dos professores que estão em sala de aula vão obter um reajuste parcial – entre 6% e 9,44%.
Na última alteração na carreira da categoria, proposta pelo governador Eduardo Leite e aprovada em 2020 pela Assembleia Legislativa, o salário dos professores estaduais foi dividido em duas partes: um valor principal chamado de subsídio e outro valor, em separado, correspondente às vantagens adquiridas pelo servidor ao longo da carreira.
O reajuste sancionado está distante dos 14,95% defendidos pelo Cpers. Também não inclui a reposição a funcionários de escolas, outra bandeira do sindicato.
O governador também sancionou lei que amplia a validade de concursos públicos por mais um ano. Os prazos passam a contar a partir de 1º de janeiro de 2022, sendo considerados os tempos restantes previstos nos editais.