Rosely Hachmann será homenageada pela Liga de Defesa Nacional

A Arquiteta e Urbanista será a patronesse na Semana da Pátria que tem como tema municipal Arquitetura com Cidadania: História, Cultura e Arte

A Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, já escolheu quem será o patrono da Semana da Pátria desse ano. E uma novidade. Será uma mulher. A patronesse será a arquiteta Rosely Hachmann, que aceitou o convite feito pelo presidente da LDN Claudio Roberto Madalozzo. Líbera Bresolin e Jadir Putti, na última terça-feira (18)

Nesse o tema Nacional da Semana da Pátria é a bandeira; tema Estadual será o Parque General Osório e o tema municipal Arquitetura com Cidadania: História, Cultura e Arte. E diante deste tema municipal que foi escolhida Rosely Hachmann, pela história e luta que tem em sua carreira pela arquitetura.

Tem sua assinatura obras relevantes em Erechim e fora daqui. Para citar apenas algumas, o novo projeto do Seminário Nossa Senhora de Fátima, Centro Cultural 25 de Julho, reforma da Igreja Nossa Senhora da Salete do Bairro Três Vendas (vai ser inaugurado ainda), projeto do novo Santuário da Salete em Marcelino Ramos, Casa de Cultura de Três Arroios. Isso sem contar os diversos projetos urbanísticos e ser uma das fundadoras do IAB Erechim (Instituto de Arquitetos do Brasil)

“Para termos uma vida plena temos que cuidar de nós mesmos, do nosso semelhante, do nosso país, da nossa soberania e do nosso planeta. Tenho certeza que a Rosely Hachmann representa essas qualidades, e digna e merecedora dessa homenagem”, ressalta o presidente da LDN Claudio Roberto Madalozzo.

O currículo

Nesta segunda-feira, 24 de junho, Rosely Hachmann completa 67 anos. A Arquiteta e Urbanista fez sua graduação na Unisinos em São Leopoldo. Depois, fez duas pós-graduação: Urbanismo na Ulbra em Canoas e Patrimônio Histórico em Centros Urbanos. E ainda fez extensão universitária na UFRGS em Porto Alegre com o tema “A cidade como bem cultural”.

Rosely saiu do país também, para aprimorar seus conhecimentos. Na Itália, em Calábria fez o Corso de Alta Formazione in Conservazione e Restauro dei Centri Storici.

Um pouco da homenagada

Ela trabalhou mais de 30 anos na prefeitura municipal de Erechim de 22 de abril de 1980 a 13 de dezembro de 2010 como Arquiteta Urbanista responsável pelos setores de projeto, parques e jardins e construção civil. Por um período foi secretária de Obras de Erechim.

Rosely foi fundadora e integrante do IPUAE (Instituto de Planejamento Urbano Ambiental – Erechim) e trabalhou na revisão do PDDUA – S (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental Sustentável).

Também foi fundadora e integrante do COMPHAC (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural).

Trabalhou com o restauro e tombo do Castelinho em parceira com o IPHAE, além de ser fundadora e integrante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Erechim – Núcleo José Albano Volkmer.

Sempre preocupado com a história, Rosely trabalhou em vários prédios de Erechim, preservando as características arquitetônicas de ecléticos, art déco, do período da colonização.

Foi responsável pelo primeiro prédio em alvenaria de Erechim, onde funciona a Cantina Giacomel. Ainda fez o restauro da igreja de madeira Santa Tereza no interior de Erechim, uma das mais antigas do município.

A Casa de Cultura de Três Arroios, que foi restaurada e feito o retrofit também tem sua assinatura e o prédio da prefeitura de Três Arroios também.

Projetou diversos auditórios e espaços de arquitetura de interiores comercial e fachadas de diversas lojas, restaurantes, supermercados, bares, hotéis, agência de publicidade, clínicas odontológicas.

No seu vasto currículo jardins especiais para empresas como a Intecnial, Master Sonda, Teatro de Lona Enxuta do Brasil, Polo de Cultura, Cotrel, RBS Erechim e Passo Fundo, Banco do Brasil.

Praças e Parques também fazem parte da vida profissional de Rosely Hachmann. Em Erechim as praças Daltro Filho, Júlio de Castilhos e Prefeito Jayme Lago. Na região remodelou e revitalizou praças em Centenário, Três Arroios, Mariano Moro e Barra do Rio Azul.

Na área de paisagismo urbano em Erechim, trabalho na arborização das avenidas Maurício Cardoso e Sete de Setembro.

Na decoração urbana para os eventos de Natais ela trabalhou com afinco, no projeto de mais de 10 escolas municipais, e incontáveis projetos em várias áreas da construção civil

O projeto e remodelações do Centro Cultural 25 de Julho em Erechim também passou por suas mãos, e ainda loteamentos, estudos do sistema viário e mobilidade urbana e projeto de rótulas.

Outras marcas fortes da Arquiteta é o projeto do Santuário Nossa Senhora de Fátima de Erechim, Santuário Nossa Senhora da Salette em Marcelino Ramos e ainda a revitalização das paróquias dos bairros: Progresso, Três Vendas, Atlântico e Igreja São Pedro, todas em Erechim, além de igrejas em outros municípios.

Com larga experiência, Rosely foi palestra em evento na Áustria com o tema Culture for a nem mobility.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS