Romaria de Nossa Senhora da Santa Cruz deve superar 15 mil fiéis

A aguardada Romaria de Nossa Senhora da Santa Cruz já começa a dar os primeiros passos, com a organização sendo elaborada por padres, equipes de liturgias e leigos para a 37ª edição. A celebração será realizada no dia 14 de setembro, conforme a tradição, e espera reunir milhares de fiéis em um emocionante encontro de fé e devoção.

Na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, em entrevista à Rádio Cultura e ao Jornal Boa Vista, o padre Gladir Giacomel enalteceu a aproximação da romaria e destacou o marco significativo no local: a cruz na terra, símbolo principal das aparições, que completou 80 anos de existência.

Quando questionado sobre a expectativa em relação ao número de peregrinos, padre Gladir comentou: “É difícil a gente assinalar direito, porque é um trânsito muito grande. Veículos, ônibus, vans, motos, ciclistas, aqueles que vão a pé. Ano passado foi numa quinta-feira. Este ano vai ser no sábado, porque tem o ano bissexto, então, provavelmente, vai mais gente. Mas temos uma previsão pelas pessoas que comungam na missa. Na romaria passada consideramos em torno de 12 a 15 mil”.

O padre continuou: “É um grande número de fiéis que vem de todo o Brasil. De fato, não é só aqui da região do Alto Uruguaio, do Rio Grande do Sul, mas, sobretudo, em Santa Catarina e Paraná, sempre a presença é muito massiva, até de outros países”.

Padres e diáconos se preparam para atender as confissões e bênçãos para todos os fiéis. O momento mais significativo da Romaria é à tarde, relembrando as aparições às duas horas. “A senhora aparecia às duas horas da tarde, sempre. Então, vai ter a procissão e depois a missa campal”, explicou o padre.

Há também uma preparação especial para a Romaria. Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, às 20 horas, ocorrerá o tríduo, com missas celebradas por diferentes padres e envolvendo todas as comunidades pertencentes à paróquia da Catedral. “Cada noite vai ter um grupo de quatro, cinco comunidades. Mas sempre aberto a outros grupos, a outras paróquias, a outros estados, também, para participar, seja do tríduo, seja da Romaria. E cada noite vai ter um tema também, uma reflexão”, ressaltou padre Gladir.

Esta tradicional celebração religiosa, que ocorre às margens da RS 420, na pequena comunidade de Lajeado Paca, é uma das maiores peregrinações da região e transcende fronteiras, atraindo devotos de diferentes estados e até de outros países.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS