Mais uma importante etapa do projeto de Robótica Educacional foi celebrada nesta semana. Após três anos de muito aprendizado e desenvolvimento, 112 alunos concluíram o módulo III do projeto, sendo a primeira turma a receber o certificado de conclusão e tendo demonstrado um satisfatório nível de conhecimento e habilidades.
Os estudantes Eloisa Martins Bonfante e Emanuel Junges, de 14 anos e do 8º Ano do Ensino Fundamental, celebraram a conclusão. “Eu achei que foi muito legal porque a gente aprendeu muitas coisas novas que na Escola não aprenderia. É uma experiência interessante que vai servir para o futuro”, diz Eloisa. “Eu achei algo bem legal porque aprendi várias coisas novas, em termos de robótica, de programação, foi algo bem importante e mais aprendizado. É um certificado para colocar no currículo”, conta Emanuel.
Implantado em 2022 pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), o projeto de Robótica Educacional tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino fundamental (4º ao 9º ano) uma experiência única, estimulando o interesse pelas ciências e tecnologias e preparando-os para os desafios do futuro. As aulas, realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), acontecem em um espaço maker moderno e equipado, onde os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos, desenvolvendo projetos inovadores e criativos. “A Robótica Educacional é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Ao participar do projeto, os alunos desenvolvem como o aprendizado de múltiplas linguagens de programação, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a capacidade de organização, a dinâmica no fazer com habilidade, a cordialidade nas relações do dia a dia, a solução de problemas em equipe, que serão fundamentais para o seu sucesso profissional e pessoal”, afirma o diretor de Robótica Educacional, Márcio Mach.
Formação para o futuro
A Robótica Educacional desenvolvida em parceria com o SENAI vai além do aprendizado técnico. Ao participar do projeto, os estudantes desenvolvem uma série de competências socioemocionais, como a comunicação, o trabalho em equipe e a liderança. “A robótica veio para ficar, ela contribui para a formação de cidadãos mais criativos e inovadores, capazes de utilizar a tecnologia a favor da sociedade. Estamos formando estudantes mais preparados para o cenário das tecnologias e profissional”, destaca a secretária de Educação, Verenice Lipsch.
Com iniciativas como a Robótica Educacional, o Governo de Erechim consolida a atenção e os investimentos para o desenvolvimento da Educação. O prefeito Paulo Polis, parabenizou os estudantes e toda equipe envolvida. “Esse certificado é o primeiro que será um diferencial no currículo de vocês ali na frente, para ingressar no mercado de trabalho. Parabéns pela dedicação e por terem passado estes três anos aprendendo muito aqui. Obrigado ao SENAI por essa parceria e que possamos continuar formando e dando novas possibilidades para essas crianças que são nosso futuro”, destaca.
A gerente de operações do SENAI Erechim, Valquíria Moll Graziottin e o professor Henrique Valiati também participaram dos momentos de entrega dos certificados para os estudantes, destacando que o SENAI segue aberto aos jovens para novos aprendizados e cursos que são oferecidos.
Texto e foto Ascom