RGE investe R$ 13,2 milhões na rede elétrica que atende Getúlio Vargas, Erebango, Estação e Ipiranga do Sul

Ampliação da subestação, construção de novos circuitos e instalação de equipamentos de alta tecnologia beneficiam mais de 12 mil clientes nos quatro municípios

As comunidades de Getúlio Vargas, Erebango, Estação e Ipiranga do Sul receberam neste mês a obra de ampliação da Subestação de Getúlio Vargas. Trata-se de uma obra de grande porte, executada pela RGE, foi concluída neste mês de março e representa significativa mudança para melhor no fornecimento de energia elétrica aos 12,2 mil clientes atendidos pela distribuidora nos três municípios. “Aumentamos em 40% o volume de energia disponível e melhoramos a rede de distribuição, proporcionando mais qualidade no serviço prestado aos nossos clientes, que é o objetivo principal da RGE”, comemora o Diretor-Presidente da concessionária, Marco Antônio Villela de Abreu.

A RGE investiu R$ 13,2 milhões na ampliação da Subestação Getúlio Vargas, construção e reconstrução de circuitos de média e baixa tensão e instalação de equipamentos de alta tecnologia.

A Consultora de Negócios na região, Eliana Bortolon, lembra que a obra teve duração de dois anos, o que dá uma ideia do tamanho do investimento. “Esse foi o tempo necessário para que tudo fosse feito com qualidade. Sabemos que houve alguns desconfortos à população, como ocorre sempre num trabalho como esse, mas certamente todos reconhecem a importância das melhorias.”

Saiba o que foi feito

A principal parte de todo o complexo de obras foi a ampliação da Subestação, com a instalação de um novo transformador de 12,5 MVA e substituição do transformador que já existia por um novo. Ainda na Subestação foram implantados dois módulos alimentadores de 15 kV, trocados disjuntores e sistema de proteção, construída uma nova casa de comando e executadas melhorias na infraestrutura geral.

A ampliação de uma subestação significa mais energia disponível para atender a necessidade de futuras demandas. As redes de distribuição de média tensão também foram preparadas para atender a essa futura necessidade.

Confira a seguir as demais obras executadas pela RGE:

  • Construção de dois novos alimentadores (circuitos que levam energia em média tensão para as redes de baixa tensão);
  • Construção e reconstrução de 2,5 km de rede compacta, o que há de mais moderno em circuitos para distribuição de energia;
  • Instalação de sete conjuntos de chave faca, que permitirão novas opções de manobras entre os alimentadores desta SE;
  • Instalação de um banco de capacitorescontribuindo para qualidade de energia na região;
  • Instalação de um religador telecomandado, equipamento que permite religar a energia de forma remota, a partir do Centro de Operações da RGE, nos casos em que a interrupção ocorre sem danos físicos na rede.

Além do aumento na oferta de energia destacado pelo Diretor-Presidente da RGE, a ampliação da subestação permite um redimensionamento de cargas entre os circuitos alimentadores que abastecem os quatro municípios. A obra de ampliação impacta positivamente no crescimento da demanda por energia elétrica em virtude do desenvolvimento econômico e social, bem como em situações críticas, como temporais, por exemplo. Na rede de distribuição, a construção de dois novos alimentadores e a instalação de equipamentos de manobras permitirão novas opções de manobras. “É uma nova configuração da rede que atende a esses clientes. Qualificamos a operação do sistema com equipamentos de alta tecnologia, mas, principalmente, reduzimos os riscos de interrupção e eventuais dificuldades de atendimento a novas cargas. Isso nos orgulha muito, pois representa a satisfação do nosso cliente”, conclui Villela.

Sobre a RGE – Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia – A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,9 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.305 MW, no final de setembro de 2020. Tem um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. A CPFL Renováveis é a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Por Assessoria de Comunicação RGE

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS