Reunião extraordinária delibera por restrições para conter caos de COVID em Erechim e região

Na tarde desta segunda-feira (17), no Pólo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), foi realizada uma assembleia extraordinária para informações e esclarecimentos sobre o novo sistema de Distanciamento Controlado do RS. Na ocasião, os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU),  precisaram decidir os próximos passos da a Região 16 e optar pela adesão ou não, aos protocolos de atividades variáveis.

O presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, foi quem presidiu a assembleia. Os prefeitos decidiram não flexibilizar nenhum protocolo neste momento, para conter o caos de COVID em Erechim e região. Neste início de semana, o Hospital Santa Terezinha atingiu a capacidade máxima na UTI COVID-19.

Sendo assim, fica determinado o fechamento de bares e restaurantes às 22h e às 23h, é o horário limite de permanência nas ruas da cidade. Já as demais deliberações, serão divulgadas nos próximos dias pela municipalidade.

O presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, falou sobre o novo modelo proposto pelo Estado. “Havia a expectativa da classe empresarial e da sociedade civil organizada que o novo modelo fosse mais ameno, que estaríamos vencendo as barreiras que a covid impõe. Mas, ao contrário disso o governo restringe ainda mais e coloca no colo dos prefeitos uma responsabilidade ainda maior”, disse.

Ainda comentou que o empresariado em pouco tempo se organizou e promoveu ações de conscientização dos seus trabalhadores. “Já é comprovado que as indústrias, comércio e serviços não são foco de contaminação. O governo do Estado deveria atacar onde é o problema, festas noturnas, aglomerações e eventos clandestinos”.

O momento é difícil, os novos casos não param de subir e o comércio um dos segmentos mais prejudicados se preocupa. “O temor volta à tona, com uma realidade gritante e uma nova cepa mais contagiosa. Não podemos deixar que o comércio volte a fechar, mas isso depende de nós. No momento que não tivermos mais vagas para atender os doentes, a consequência vai vir. A ação é de cada cidadão, todos precisam fazer a sua parte”, pediu a presidente da CDL, Rosângela Spiazzi Truylia.

O Comitê de Atenção ao Coronavírus fará um estudo, com as medidas que serão apresentadas em nova assembleia. Se houver necessidade, serão ampliadas as restrições ou se a situação permitir, flexibilizadas.

O presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, avaliou a assembleia como produtiva diante da participação de prefeitos, secretários de saúde e setores produtivos. “Os números não são bons e nos próximos dias, vamos elaborar um protocolo técnico da região para monitorar semanalmente o andamento dos casos. Temos que nos preparar com antecedência, caso contrário, o Estado assume e fecha tudo. Vamos fazer ampla campanha de divulgação desses números, precisamos da colaboração de todos”, finalizou.

Por Carla Emanuele e Leandro Vesoloski

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS