Reta final da Série C define os classificados para as quartas de final

A bola vai pegar fogo nas últimas duas rodadas da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Chegou a hora de tentar as últimas cartadas para conquistar a tão sonhada vaga nas quartas de final do nacional. Por enquanto, apenas uma certeza. 

O Sampaio Correa é o único clube classificado para as quartas de final. No grupo A, o time do Maranhão não pode ser mais ultrapassado pelo atual quinto colocado, hoje o Botafogo-PB, e agora define apenas que posição vai terminar a primeira fase. 

As outras três vagas do grupo A estão em aberto. Faltando apenas duas rodadas para o término da fase inicial, seis clubes ainda lutam pela classificação. Destaque para o Náutico, que depois de iniciar mal a disputa da Série C, se recuperou e hoje ocupa a segunda posição do grupo. O time dos Aflitos deu um grande passo na última rodada quando derrotou o líder Sampaio por 2 a 1 e chegou aos 27 pontos. O Timbu precisa de mais uma vitória para confirmar a vaga. 

A grande decepção deste grupo vem sendo o Ferroviário, que começou bem o Brasileirão, mas as cinco derrotas seguidas tiraram o time cearense do G4 e o colocou na sexta posição com 23 pontos. Para piorar a situação, o Tricolor de Fortaleza encara na próxima partida o Imperatriz, quarto colocado e rival direto na briga pela classificação. O jogo é novamente fora de casa.

Quem está de volta na briga por vaga no G4 é o Botafogo-PB. O time da Estrela Vermelha derrotou o Globo por 3 a 0 e assumiu a quinta posição com 24 pontos, a mesma pontuação do quarto colocado Imperatriz. Considerado um dos gigantes do futebol nordestino, o clube de João Pessoa encara o Náutico na próxima rodada. Uma vitória pode colocar o Botafogo no G4, a uma rodada do término da primeira fase.

Com três pontos a menos que o quarto colocado, o Santa Cruz corre por fora por um lugar no G4. A equipe, considerada uma das grandes nesta Série C, ainda pode surpreender na competição, já que é uma das favoritas em sites como o da Betway, empresa de apostas esportivas, para conquistar o acesso à Série B. Apesar do momento ruim, o Santinha já surpreendeu nesta temporada quando chegou na semifinal da Copa do Nordeste, sendo eliminado pelo Fortaleza. Na próxima rodada, o Tricolor do Arruda encara o Globo na Arena Pernambuco. É a oportunidade perfeita para voltar para briga pelo acesso.

O Santa fecha sua participação na primeira fase no clássico com o Náutico nos Aflitos, dia 25. Os dois jogos estão sendo considerados como decisões por todo elenco do clube, que ainda acredita na classificação.

Um dado curioso. O Botafogo-PB foi finalista da Copa do Nordeste deste ano perdendo o título para o Fortaleza, o mesmo algoz do Santa Cruz na competição.

Equilíbrio no grupo B

A briga pelas quatro vagas na próxima fase da Série C promete ser mais acirrada no grupo B. Seis clubes ainda lutam pela classificação, faltando também duas rodadas para o término da primeira fase. O curioso é que a diferença de pontos entre as equipes é mínima. Uma combinação de resultados na próxima rodada pode mudar muita coisa no G4.

Outra curiosidade é que os times do Rio Grande do Sul estão dominando o G4 do grupo B neste momento. Além do líder Juventude, que chegou aos 27 pontos ao derrotar o Tombense por 2 a 0, o Ypiranga assumiu a segunda colocação com 25 pontos e o São José caiu para terceiro com os mesmos 25. O time de Erechim vive um melhor momento que os conterrâneos, já que vem embalado com uma sequência de oito jogos sem derrota (quatro vitórias e quatro empates) e subindo cada vez mais na tabela de classificação. A última vítima foi o  Luverdense, vitória fora de casa por 1 a 0

No dia 18, o Ypiranga encarou o Boa Esporte no Colosso da Lagoa, mas não levou a melhor. Além desse jogo, o Canarinho encerra sua participação na primeira fase no clássico diante do Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. E foi exatamente diante do time de Caxias do Sul, com uma goleada de 4 a 1, que o Ypiranga começou sua fase sem derrotas. 

Entenda a competição

Faltando apenas duas rodadas para o término da primeira fase, a Série C começa a definir seus classificados para as quartas de final. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a fase eliminatória em confrontos já pré-definidos. O primeiro do A encara o quarto do B, o segundo do A pega o terceiro do B e o terceiro do A encara o segundo do B. O primeiro do B enfrenta o quarto do A. Serão duas partidas para cada confronto. As equipes que se classificarem para a semifinal já conquistam o acesso para a Série B 2020. 

As semifinais e finais da Série C do Brasileirão também foram no sistema de dois jogos para cada confronto. 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS