Representantes da região participam de audiência com o ministro da Educação

Representantes da região participam de audiência com o ministro da Educação

Na terça-feira (6), representantes da região Alto Uruguai participaram de uma audiência com o ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho, e com o diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), Henrique Sartori e equipe técnica, em Brasília/DF.

Participaram, o presidente da Amau e prefeito de Jacutinga, Carlos Alberto Bordin, o secretário adjunto de Saúde de Erechim, Jackson Arpini, o prefeito de Quatro Irmãos, Adilson de Valle, e o deputado federal Afonso Hamm, que fez a interlocução para realização do encontro.

Os representantes de Erechim e região manifestaram os agradecimentos pela condução do processo realizado pelo MEC/SERES, que teve suas fases processuais com a publicação dos editais 03/2013 e 06/2016, e entregaram um ofício com as considerações e agradecimentos em nome da comunidade regional. Os documentos nortearam a seleção dos municípios e da Instituição de Educação Superior (IES) aptas a implantarem o curso de medicina, através do Programa Mais Médico, recaindo para Erechim e URI- Campus de Erechim essa atribuição.

O processo foi finalizado com a publicação da Portaria 1.216, em 28 de novembro, que habilitou a implantação do curso em Erechim, sob responsabilidade da universidade comunitária local.

As lideranças regionais expressaram a importância do pleito para o Alto Uruguai e relataram o sentimento da comunidade com essa conquista.  

Arpini relatou ao ministro que trazia um abraço caloroso de 240 mil habitantes de 32 municípios. “Nosso sentimento exala felicidade porque acreditamos no significado da conquista que beneficiará várias áreas, em especial, para a saúde pública”, afirmou.

O presidente da Amau ressaltou a importância para a região. “Primeiro temos que agradecer ao MEC pela atenção dispensada com nossa região. Estamos felizes com o desfecho desse processo, temos certeza que o norte do Rio Grande do Sul passa a viver um novo momento e são com ações positivas como essa que o desenvolvimento regional acontece”, disse Bordin.

O deputado federal Afonso Hamm destacou a importância de o Alto Uruguai contar com este novo curso, pois a região cresce e amplia os serviços de educação e saúde. O parlamentar convidou o ministro para que conheça a URI e prestigie a abertura das atividades do novo curso de medicina na URI Erechim.

O ministro Mendonça Filho, agradeceu a visita da comitiva do Alto Uruguai e parabenizou a comunidade regional, e afirmou ser compromisso do governo estimular e valorizar a educação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS