Renda fixa: “garantia de segurança para o público mais conservador”, diz Tulio Lichtenstein

Muito se vê no cenário econômico a atratividade por aplicações em renda fixa. Para o público mais cauteloso e conservador, tais investimentos são garantia de tranquilidade e segurança. Sendo assim, esse foi o tema central do tradicional TL News, com o comentarista econômico, Tulio Lichtenstein, na Rádio Cultura nesta quarta-feira (18).

Muitos ainda acreditam que a única alternativa de renda fixa é a poupança, mas conforme Lichtenstein, os balanços de 2022 para 2023 mostram que R$ 103 bilhões migraram de poupança para outras formas de renda fixa.

“Hoje, as instituições financeiras, cooperativas e Express Soluções Financeiras, oferecem um leque grandioso de possibilidades atrelado a renda fixa. As condições de remuneração variam de papel para papel, prazo e emissor. Esses investimentos seguem alguns indicadores de referência, os principais são a Selic, o CDI e a TR”, explicou.

Sendo assim, a pergunta que não quer calar: no que investir? Para Lichtenstein, “CDBs, debêntures, LCI, LCA, títulos do tesouro, são alguns tipos de rendas fixas que dão segurança para o público conservador”.

Sem contar que nos últimos anos há uma crescente de CPFs entrado na bolsa de valores. “É algo jamais visto no mercado financeiro. Isso se dá devido a capacitação, pelo conhecimento que pessoas vem buscando para melhorar seus rendimentos. Os modelos de investimentos cada vez mais atrativos”, destacou.

O comentarista também respondeu questionamentos dos ouvintes de leitores da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista:

Luís – A partir de quanto posso investir em renda fixa?

Lichtenstein – Vai a critério de cada instituição, mas não existe valor mínimo para se trabalhar, diferente de outros fundos. Deve-se lembrar que existe imposto de renda em cima disso, algumas instituições oferecem a poupança inicialmente em função dela não ter o IR, somente IOF. Mas se tem condições de fazer um aporte um pouquinho maior, vale a pena olhar outras alternativas.

Caroline – Qual o rendimento da renda fixa?

Lichtenstein – Não existe um rendimento fixo, ele estará atrelado a negociação que você faz com sua instituição que normalmente tem percentuais que são pagos, decorrente dos valores que aportou com o prazo que deseja. Existe a base de cálculo que é o CDI.

Taís – Quais os melhores títulos para investir no momento?

Lichtenstein – Depende do seu perfil e quanto você está disposta a assumir riscos. Um perfil mais conservador a dica são os CDBs, empresas que emitem debêntures, que conseguem pagar um percentual acima que o mercado acaba pagando a longo prazo, LCI e LCA que são isentos de IR. Para quem é mais arrojado, tem o próprio dólar.

Ricardo – É possível investir em mais de uma renda fixa?

Lichtenstein – Sim! Não precisa a vida toda investir na mesma renda fixa, pode diversificar a sua carteira. Com um valor x quero correr um pouco mais de risco, vou investir em tal aplicação. Outros, vou deixar de forma mais conservadora. A Express está no mercado para ajudar as pessoas escolher a melhor opção.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS