Na madrugada deste domingo (3) foi realizada mais uma captação de órgãos na Fundação Hospitalar Santa Terezinha. A paciente de 17 anos, vítima de uma queda faleceu no sábado (2). Após a realização de exames clínicos e de imagem, foi confirmada a morte encefálica e a família autorizou a doação.
A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), devido à capacidade e profissionalismo no trabalho obtiveram a autorização para esta captação de órgãos.
Para realizar a captação dos órgãos foi mobilizada a equipe da Central de Transplantes de Porto Alegre, que se deslocou até Erechim, na madrugada deste domingo.
A captação foi realizada pela equipe da Central de Transplantes de Porto Alegre composta por dois médicos e duas enfermeiras especialistas, e contou também com a participação de médicos, equipe de enfermagem e membros da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santa Terezinha. Teve duração de cerca de 2h, onde foram retirados os rins e o fígado, que foram encaminhados para serem transplantados em Porto Alegre, beneficiando os pacientes que integram a lista nacional de receptores considerando a compatibilidade.
A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT agradece a família da doadora por este gesto tão nobre e de solidariedade em um momento tão difícil, e também aos funcionários pelo empenho na realização desta captação, dedicando cada minuto para que o processo fosse realizado.