“RAPSódia para Nise da Silveira” com Coral Renascer e Orquestra RAPS foi um show à parte repleto de musicalidade, expressões e emoções
O Coral Renascer e a Orquestra RAPS são iniciativas culturais e artísticas desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Ambulatório de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Erechim.
A Cidade da Cultura e a Cidade da Inovação e Tecnologia são duas grandes atrações da Frinape 2024 e estão localizadas
no Polo de Cultura, no Parque da ACCIE, em Erechim. Na Cidade da Inovação, o público vai encontrar workshops de robótica, museu da indústria, rodada de negócios, campeonato de games e muito networking. E na Cidade da Cultura tem uma vasta programação cultural, com exposições de artesanato, apresentações de música, dança e teatro, além de mostras interativas.
E a tarde desta terça-feira ( 19) foi muito especial, foi emblemática, emocionante, contagiante, porque o Coral Renascer e a Orquestra RAPS, iniciativas culturais e artísticas desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Ambulatório de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Erechim, homenagearam Nise da Silveira, médica psiquiatra brasileira, conhecida mundialmente por revolucionar o tratamento mental, no Brasil, utilizando a arte, livre expressão e a afetividade.
Segundo a coordenadora da Diretoria de Ações e Serviços de Saúde Mental, Juliana Deboni Conci, o espetáculo foi apresentado e celebra a vida e a obra da renomada psiquiatra brasileira, reconhecida mundialmente por seu trabalho humanizado com usuários de serviços psiquiátricos e sua valorização da arte como terapia. “A Orquestra RAPS foi fruto das iniciativas culturais e artísticas desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Ambulatório de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Erechim. Entre as atividades que formaram a base deste projeto estão a musicoterapia comunitária, o grupo de percussão, a oficina de voz e violão, o coral e o ateliê de pintura. Através da música se fortalece a expressão e a reintegração social”, explica a coordenadora.
“A peça “RAPSódia para Nise da Silveira” foi especialmente criada para a edição de 2024 da Frinape. Ao longo do ano, usuários e equipe participaram de um intenso processo de preparação, que incluiu sessões de cinema, debates reflexivos e ensaios artísticos. Como parte do projeto, foi produzido um mural coletivo inspirado no Museu de Imagens do Inconsciente, com pinturas confeccionadas e costuradas pelos usuários, reafirmando o protagonismo e a criatividade de cada um, expostas no mural ao lado esquerdo do palco na Cidade da Cultura”, ressalta Juliana.
Por Assessoria de Comunicação