Randon Triel HT e URI desenvolvem projeto “Formação Cidadã”

Tendo como desafio promover formação humana voltada para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, filhos de colaboradores da empresa Randon Triel HT, está em desenvolvimento na URI o projeto “Formação Cidadã”, lançado no dia 24 de junho deste ano. A iniciativa, considerada inédita e inovadora, atende a missão das duas organizações que é o de participar ativamente da transformação econômica, social e ambiental da região.

Mesclando esporte com cultura e educação, o “Formação Cidadã” visa criar um modo de vida baseado na alegria gerada pelo esforço e no valor educativo da liderança pelo exemplo, assim como no respeito pelos princípios éticos universais. Neste sentido, os Valores Olímpicos, da excelência, da amizade e do respeito, são a base do desenvolvimento da proposta.

Para os Professores José Luis “Nino” Dalla Costa (Curso de Educação Física) e Jorge Reppold Marinho (Curso de Ciências Biológicas), que estão diretamente atuando no projeto, “a iniciativa  promove ações de formação humana por meio de oficinas de atividades esportivas, culturais, educação ambiental, matemática, nutrição e psicologia, contribuindo, assim, com um processo socioeducativo transformador do indivíduo, promovendo e estimulando o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridos.

Na área do esporte, os acadêmicos integrantes do projeto e responsáveis pelo desenvolvimento das oficinas de atividades esportivas são Larissa Tressi e Rodrigo Krempaski Ribeiro.

Mesclando esporte com cultura e educação, o “Projeto Cooperação Olímpica: Protagonista do seu Futuro” visa criar um modo de vida baseado na alegria gerada pelo esforço e no valor educativo da liderança pelo exemplo, assim como no respeito pelos princípios éticos universais, que são a excelência, a amizade e o respeito.

Todos os participantes no projeto participam de oficinas visando desenvolver competências e habilidades e a percepção do seu próprio valor. Atividades lúdicas, interativas e desafiadoras são apresentadas na forma de temáticas envolventes, fundamentais na formação do indivíduo. A inclusão de temas educativos é norteada pelo Programa de Educação aos Valores Olímpicos, criado pelo Comité Olímpico.

Na esfera do esporte é utilizado o método recreativo, que promove maior interação entre os professores e monitores, com os participantes. Este método proporciona aos alunos prazer, criatividade e motivação, contribuindo para a redução da ansiedade e do estresse, resultando desta forma em ganhos tanto em rendimento esportivo quanto escolar. stidade, trabalho em equipe, entre outras. Quando estas são aplicadas somente no contexto esportivo, são nomeadas de habilidades esportivas. Contudo, quando são transferidas para contextos além do esporte (como casa, escola e comunidade), tornam-se Habilidades para a Vida.

Até o próximo dia 29 de outubro, os estudantes estão  participando das atividades desenvolvidas que incluem oficinas em laboratórios de informática, bem como na Vila Olímpica. Na parte da manhã, das 8h às 9h30min, o grupo é atendido por acadêmicas do Curso de Pedagogia. Em seguida, os estudantes passam a ser atendidos pelos acadêmicos de Educação Física.

No próximo dia 5 de novembro, os alunos irão participar de uma atividade especial no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP).

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