Quem pode e vai autorizar ainda este ano a construção da Ponte do Rio Tigre se chama Juvir Costella

Secretário de Logística anuncia licitação para ainda este ano e início das obras para 2026, em entrevista na Rádio Cultura FM

O Secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, anunciou em entrevista exclusiva que a licitação para a construção da nova Ponte do Rio Tigre será realizada ainda este ano. A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (22) no programa Estúdio Boa Vista, da Rádio Cultura FM.

Costella foi enfático ao declarar o cronograma: “ESSE ANO EU VOU LICITAR ESSA PONTE”. Ele, no entanto, ressaltou que a decisão partiu do alto escalão do governo: “não porque o Costella vai licitar, é porque o Governador Eduardo Leite e seu Vice Gabriel Souza definiram a construção dessa ponte e cabe sobre a minha incumbência, fazê-la”. O secretário completou com humor e determinação: “e eu quando tenho meta, olha sai da frente que eu não sou muito fraco não”. A previsão é que as obras tenham início no começo de 2026.

O secretário destacou o empenho do prefeito de Erechim, Paulo Polis, que está em seu quarto mandato. “Quem faz quatro mandatos é porque tem capacidade de Gestão”, elogiou Costella, citando também o trabalho do secretariado e da Câmara de Vereadores. Ele revelou que o prefeito fez pelo menos três viagens a Porto Alegre nas últimas semanas para negociar e acelerar o andamento do projeto da Ponte do Rio Tigre. “É um trabalho conjunto”, afirmou.

Governo anuncia apenas com projeto e recurso garantidos

Em sua fala, Juvir Costella estabeleceu um contraste entre a gestão atual e administrações passadas, sem tirar o mérito de outros governadores. Ele explicou que a política do governo Leite é não anunciar obras sem que haja um projeto executivo aprovado e recursos financeiros garantidos.

“Desde que assumi a Secretaria… não anunciamos obras se ela não tem data de início, meio e fim, para não ficar como no passado, quando iam anunciando obras e as pessoas aguardavam por décadas e nada acontecia”, disse.

Como exemplos de que a estratégia funciona, ele citou obras já concluídas na região do Alto Uruguai, como a duplicação da ponte de Severiano de Almeida e a recuperação da ERS-480, além de outras ligações regionais e acessos municipais em andamento.

Investimentos na região ultrapassam R$ 750 milhões

O secretário também fez um balanço dos investimentos estaduais na região. De acordo com Costella, o Governo do Estado já aplicou mais de R$ 550 milhões em obras de pavimentação no Alto Uruguai desde 2021. Com o que foi concluído e obras em andamento agora são mais de 200 milhões de investimentos.

A Ponte do Rio Tigre e a ERS-477 foram apontadas por ele como metas prioritárias para o governo, com a construção da ponte já elencada para iniciar efetivamente em 2026, após o processo de licitação e planejamento.

Por: Edson Machado da Silva

 

 

 

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS