Psicologia da URI discute depressão e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

        O Curso de Psicologia da URI Erechim realizou, no dia 19 de março, no Auditório da Universidade, o primeiro encontro do Ciclo de Palestras “Psicologia em Debate”, cujo objetivo é trazer resultados de pesquisas e temas emergentes da área para discussão.

        As professoras Cassandra Cardoso e Fernanda Grendene apresentaram dados referentes às teses de doutorado em Avaliação Psicológica. Ambas abordaram a depressão, uma patologia que afeta 322 milhões de pessoas no mundo. A professora Cassandra pesquisou a prevalência da depressão em crianças e adolescentes, enquanto a professora Fernanda investigou o público idoso.

        A prevalência da depressão, de acordo com a professora Cassandra, é de 1% a 2,5% da população nas crianças e de 4 a 9% em adolescentes. Desde 2013 foram evidenciados episódios depressivos graves em mais de 2,5 milhões de adolescentes em todo mundo. “Os casos são relacionados a problemas sociais e familiares, dificuldades cognitivas, sedentarismo, uso de álcool e outras drogas”, explica.

        No público idoso a situação também é preocupante: somente no Rio Grande do Sul, 30,6% de idosos apresentaram sintomas depressivos. No mundo, cerca de 2,5 a 3 milhões de idosos são acometidos pela doença. O quadro clínico, conforme explica a professora Fernanda, é semelhante ao de outras faixas etárias. “Alguns sintomas podem aparecer mascarados, como é o caso da fadiga, distúrbios do sono, dores físicas, ansiedade, entre outros”, explica. Em ambas as situações, as professoras frisaram a importância do diagnóstico precoce para intervenções adequadas e efetivas.

        Em seguida, a professora Jacqueline Bianchi Enricone falou sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), problematizando o diagnóstico e ao mesmo tempo destacando a importância deste diagnóstico e do acompanhamento da criança e adolescente, uma vez que o transtorno pode trazer prejuízos no que tange a aprendizagem e, por sua vez, na condição psicológica e emocional.

        A segunda palestra do evento acontecerá na próxima quarta-feira, 17, no Salão de Atos da Universidade, com o tema “Conflitos Conjugais: Discutindo a Relação”. O assunto será abordado pelos professores Angélica Paula Neumann e Cristofer Batista da Costa. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS