Projeto para 250 novos leitos no Santa Terezinha está em fase final

A Secretaria de Saúde de Erechim, juntamente com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST), está elaborando projeto para a construção de uma nova ala com 250 leitos no hospital. Segundo o secretário de Saúde, Jackson Arpini, o projeto está em fase final de conclusão e deverá ser apresentado em breve para todos os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU).
O diretor executivo da FHST, Helio Bianchi, informou que a nova ala seria construída na área adquirida pelo município, junto ao Sindicato da Alimentação, ainda na gestão passada. Bianchi destacou que seria necessário construir um prédio de 12 a 15 andares para contemplar a nova ala hoteleira do hospital.
O projeto estaria orçado em aproximadamente R$ 50 milhões, porém, o município não conta com tais recursos para investir. Arpini salientou que a captação deste valor seria através de recursos da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Helio Bianchi ressaltou que este modelo de captação de recursos já foi utilizado por alguns hospitais, como o São Vicente de Paula, Conceição, Santa Casa, entre outros.
Na apresentação do projeto também estarão envolvidas três coordenadorias regionais de saúde: 11º, 15º e 19º. Apesar de estarmos em ano eleitoral, a meta é apresentar o projeto ainda em 2018 para os atuais deputados federais gaúchos e comprometer os novos candidatos, na tentativa de viabilizá-lo ainda em 2019. O secretário Arpini enfatizou que já conversou com alguns deputados e pré-candidatos, que sinalizaram de forma positiva ao projeto.

 

Por Fabio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS