Projeto Escola de Rendimento Desportivo com inscrições abertas

A Prefeitura Municipal de Erechim, através do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo está com inscrições abertas e permanentes, para o Projeto Escola de Rendimento Desportivo, no qual acontecem aulas e treinamentos gratuitos nas modalidades de Futsal, Voleibol, Basquetebol e Handebol

De acordo com Diego Telles, Diretor de Esportes do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, o projeto atende crianças e adolescentes na faixa etária dos 11 aos 15 anos de idade e visa a formação esportiva em categorias de bases, nas respectivas modalidades.

Para isso o Departamento de Esportes, através da Secretaria Municipal de Administração – Divisão de Licitações, licitou duas empresas capacitadas no treinamento desportivo e as aulas são ministradas, no Ginásio Poliesportivo Municipal Bela Vista, por Educadores Físicos Especializados nas áreas afins. Por processos de seleção serão formadas equipes representativas do município de Erechim para competições e amistosos, numa primeira etapa participando de torneios na região do Alto Uruguai e posteriormente no Estado do RS e região sul do país.

“Referenciado nos mais de cinquenta anos de aplicações das Políticas Públicas Esportivas em centenas de municípios do Estado de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o Projeto Escola de Rendimento Desportivo visa, pelos processos de formação esportiva nas categorias de base, formar categorias adultas de alto rendimento esportivo”, pontua Diego.

Num futuro próximo, em parcerias via Lei 13.019 /2014, com instituições privadas de ensino da região, o projeto possui como pretende oferecer aos atletas em destaque, até 2019, bolsas integrais ou parciais de estudo, seja na Educação Básica como na Educação Acadêmica.

“Além do cunho desportivo o projeto tem por objetivo desenvolver, em crianças e adolescentes, intervenções quanto à cooperação, convivência, participação, inclusão, entre outros. Desta forma, acredita-se que a prática de um desporto baseado em um trabalho planejado poderá contribuir para o desenvolvimento integral dos participantes, visto que o esporte orientado auxilia no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. Além de, conscientizar os beneficiados, assim como suas famílias, para a importância do desporto como veículo de educação, responsabilidade e compromisso através da participação em competições”, garante.

A Educação Física, assim como todos os desportos são amplamente reconhecidos como valiosos e indispensáveis agentes promotores no processo educativo integral. “Devendo-se salientar, que inúmeros trabalhos científicos no campo da medicina desportiva nos permitem afirmar que a prática de uma atividade física sistemática tem um papel fundamental na melhora da qualidade de vida atuando como agente preventivo contra várias moléstias. Mais que elevar o nível de saúde das pessoas, o esporte é uma ferramenta eficaz para a formação do cidadão, auxiliando no desenvolvimento de importantes características como: sociabilidade, autoestima, autocontrole, respeito e companheirismo”, finaliza Telles.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS