Projeto de extensão tem como foco democratizar a cultura popular e a comunicação

Ações ocorrem em três frentes com intenção de inserir a UFFS na vida da comunidade.

Está em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim o projeto de extensão Dizer a sua palavra: democratização da cultura popular e da comunicação. Com inicio em 2024, tem como objetivo democratizar a cultura e qualificar a leitura de mundo da comunidade, tendo uma responsabilidade social e cidadã, buscar a inserção da UFFS na cidade de Erechim e região.

O projeto tem na coordenação o professor Thiago Ingrassia Pereira, com a colaboração da estudante bolsista Kaylani Dal Medico. Tem como parceiros a Rádio Cultura e o Jornal Boa Vista, de Erechim. “A ideia surgiu da aproximação da área de pesquisa da Educação Popular e da participação como colaborador da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista, atuando na área do comentário esportivo”, informa Pereira.

 De modo geral, as ações do projeto ocorrem em três frentes:

Dizer a palavra: atividades junto à Rádio Cultura, em especial, nos programas Estúdio Boa Vista e Estúdio BV Esportes. Participação em comentários, entrevistas, debates e demais informações nas áreas da cultura, educação, esportes e cidadania. Participação da equipe do projeto de extensão. Periodicidade diária.

Escrever a palavra: atividades junto ao portal do Jornal Boa Vista, incluindo a criação de um espaço (coluna) denominado “Cultura e Educação”, fazendo referência ao projeto de extensão institucionalizado na UFFS – Campus Erechim. Neste espaço, são autores docentes e estudantes da UFFS. Periodicidade semanal.

Oficina de comunicação: atividade presencial realizada de forma conjunta no Campus Erechim e nas dependências da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista. Abrange formação, em nível de curso de extensão, acerca do tema “Comunicação e compromisso social”. Os módulos da oficina, seu conteúdo, carga horária, referências e ministrantes, serão previamente disponibilizados nas plataformas da UFFS e do Jornal Boa Vista, permitindo a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação da UFFS, de outras instituições de ensino superior de Erechim e região e de interessados no tema. A produção das oficinas estará a cargo da equipe do projeto de extensão, em parceria com profissionais da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista, além de convidados pertinentes ao escopo da oficina. Periodicidade anual.

Conforme os organizadores do projeto, a inserção da UFFS na comunidade é um fator a ser alcançado. Nessa linha, o professor Thiago Ingrassia Pereira menciona que ações como a participação em canais como o Portal de Notícias e a Rádio Cultura aproxima a UFFS das pessoas. “Temos uma média de 500 leitores da nossa coluna semanal chamada Educação e Cultura. Chegamos a marca de 50 colunas publicadas neste mês de maio. Também podemos citar a audiência da Rádio Cultura, principalmente no Programa Coletividade, nas manhã de segunda a sexta”.

Além dessas ações, o projeto de extensão promoveu, entre março e abril de 2025, oficina de comunicação com cerca de 20 inscritos, sendo a maioria estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, História e Pedagogia, da UFFS – Campus Erechim. Outra ação relevante do projeto foi o lançamento do livro (Vi)ver e dizer a sua palavra: Erechim vista de outras formas (Cirkula: Porto Alegre, 2025) na 26ª Feira do Livro de Erechim. O livro contem as 40 primeiras colunas publicadas no Jornal Boa Vista, mais textos de apresentação do projeto e de reflexões sobre a abordagem educacional do educador Paulo Freire.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS