Projeto da Computação da URI realiza aulas de programação com alunos de Ensino Médio

Tiveram início no dia 11 de setembro as aulas do projeto de Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) no Ensino Médio de Erechim, organizado pelo Curso de Ciência da Computação da URI. O programa, desenvolvido pelo quinto ano consecutivo, tem a coordenação do professor Neilor Tonin, que é membro do Comitê Nacional da OBI, e a participação da acadêmica do oitavo semestre do Curso, Jessica Dagostini, que ministrará as aulas de algoritmos, linguagens e técnicas de programação aos selecionados.

O processo de seleção iniciou na primeira semana de agosto em várias Escolas de Ensino Fundamental e Médio de Erechim. Jessica apresentou o projeto nas escolas Haidée, Helvética Magnabosco, Imlau, João Caruso, José Bonifácio, Mantovani e URI. Na fase inicial, 86 estudantes se inscreveram, sendo selecionados 47 para as duas turmas que terão aulas semanais, nas quartas e sextas-feiras à tarde nos laboratórios de informática do Campus I.

Os estudantes terão até dois anos de treinamento e ensino semanal de linguagem de programação C++, utilizando como ferramenta de apoio o Portal URI Online Judge através dos módulos Academic, Blocks e Fórum. De acordo com Jessica, “o objetivo é incentivá-los a participar das competições mensais realizadas no portal e, principalmente, a competir em provas nacionais da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que acontecem duas vezes por ano e são compostas de 3 fases (local, estadual e nacional)”.

O professor Neilor explica que o projeto pode ser um grande diferencial àqueles que queiram seguir carreira na área de Computação, que está em expansão e carente por profissionais qualificados. “Para se ter uma ideia, em apenas uma empresa de TI de Erechim são mais de 40 vagas disponíveis a profissionais de Ciência da Computação, com ótimos salários. O projeto também é muito interessante aos que desejam aprender programação ou participar de competições apenas por diversão”, destacou.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS