Projeto Bosque resgata espécies nativas da região

O Centro de Divulgação Ambiental – CDA do Consórcio Itá, com a finalidade de preservar e ensinar as novas gerações, desenvolve há 12 anos o projeto “Bosque de Espécies Arbóreas Nativas do Alto Uruguai”. Ele tem como ação principal a construção de uma “sala aberta” nas escolas e, através delas, possibilitar o conhecimento sobre as árvores nativas que formam a flora da região do Alto Uruguai.

O projeto é direcionado para as escolas da rede municipal e estadual de ensino da área de abrangência da UHE Itá. Desde sua implantação, já foram plantadas mais de 3.541 mudas com um total de 40 bosques inseridos na região. A quantidade de mudas em cada bosque varia de acordo com a área disponível nos educandários: os números podem variar de 10 até aproximadamente 100 mudas.

A Escola Estadual Básica General Liberato Bittencout, de Itá (SC), é um exemplo disso. O “Bosque” no educandário foi um dos primeiros criados e é o maior em número de espécies plantadas. São mais de 100 espécies no local. Para a professora responsável pelo espaço, Judite Zagonel, a área é utilizada como uma sala aberta multidisciplinar. Com o passar dos anos, o espaço ganhou mesas e bancos e recebe aulas de leitura, exercícios e estudos.

Os alunos se envolvem em todo o processo desde a implantação e, até concluir o Ensino Médio, são eles os tutores da muda a qual plantaram. “Cada turma é responsável por uma planta. Os alunos preparam a cova, adubam, plantam a muda e regam”. Essa responsabilidade pela nova árvore é um dos critérios definidos pelo Projeto.

Manutenção

Após o plantio é realizado o primeiro monitoramento para verificar o diâmetro e altura da planta. É após este período o CDA realiza um novo treinamento, quando é distribuída uma cartilha para cada aluno, buscando que ele tenha conhecimento das novas práticas a serem realizadas.

Até o momento, foram implantados bosques de Espécies Arbóreas Nativas nos municípios de Alto Bela Vista (SC); Aratiba (RS); Concórdia (SC); Ipira (SC); Itá (SC); Piratuba (SC); Peritiba (SC); Severiano de Almeida (RS) e Mariano Moro (RS).

Visitas

Para mais informações e possíveis visitas o Centro de Divulgação Ambiental – CDA, possui um bosque localizado junto de sua estrutura física, localizado na Av. Tancredo Neves, 1900 – Centro, Itá – SC. O agendamento deve ser feito através da Linha Verde pela 0800 645 5800 ou através do site do Consórcio Itá (www.consorcioita.com.br/contato).

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS