Nesta quarta-feira (2), o prefeito de Erechim Paulo Polis, esteve em cumprimento de agendas de trabalho na Secretaria de Estado da Saúde, em Porto Alegre. O chefe do Executivo Erechinense manteve reuniões com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann e com a diretora de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria de Estado da Saúde, Lisiane Wasem Fagundes.

Entre os assuntos em debate, o Programa SER MULHER e o funcionamento da UTI Pediátrica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). Conforme explica Paulo Polis, o complexo de UTI’s do Santa passa por toda uma reforma de área já existente, para alocação dos 10 leitos já disponíveis no hospital para UTI Neonatal e ampliação do serviço incluindo novos 10 leitos de UTI Pediátrica.
“As duas novas UTI’s já contam com todos os equipamentos necessários ao seu funcionamento, boa parte destes adquiridos com recursos do Programa Avançar RS ainda em 2022, incluindo camas, incubadoras, respiradores, monitores e bombas de infusão para medicamentos. A obra constitui a última etapa de revitalização das UTI’s da FHSTE, incluindo a reforma do corredor e da sala de espera do segundo pavimento da Casa de Saúde. Ao total, teremos 20 leitos de UTI Adulto, 10 novos leitos de UTI Neonatal e 10 novos leitos de UTI Pediátrica, totalizando 40 leitos do complexo de UTI’s”, disse o prefeito de Erechim.
Para Paulo Polis essa é uma obra de grande importância para a população de Erechim e da região que utilizam os serviços do Santa e está prevista para entrar em funcionamento entre os meses de julho e agosto, com financiamento do Estado para sua viabilidade técnica, bem como através do aporte de emenda parlamentar e recursos repassados pelo Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), a título de contrapartida pela URI para o município de Erechim por conta do curso de Medicina.
“O nosso Santa Terezinha é o maior plano de saúde regional e, por isso, estamos realizando obras fundamentais como essa na UTI para garantir ainda mais atendimento de qualidade para as pessoas. Vale ressaltar as parcerias no custeio desse empreendimento. Ninguém faz nada sozinho. Precisamos de parceiros que também pensem nas pessoas, na saúde pública e em qualidade de vida para a comunidade e, por isso, o nosso reconhecimento ao Governo do Estado do RS”, declara.
Por Ascom Comunicação PME