Programa de Pagamento por Serviços Ambientais se destaca como alternativa eficiente em tempo de estiagem

Com a grande estiagem que novamente atinge o estado, o Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é uma das melhores alternativas para os produtores rurais, que além de terem garantidos os recursos financeiros mesmo com as perdas na colheita, ainda há oportunidade de restaurar os sistemas hídricos nas propriedades.

Os alertas sobre a diminuição na produtividade nas lavouras, ocasionada pela falta de chuva e calor excessivo, traz a preocupação sobre a manutenção das culturas anuais e sustento das famílias que sobrevivem da agricultura. O programa de PSA traz a oportunidade de recuperar as áreas que promovem a permanência de água no solo, além da redução das temperaturas locais.

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira ressalta que as ações do programa de PSA são essenciais para manter a integridade e a resiliência de sistemas naturais a fim de minimizar eventos ambientais extremos. “Com isso, o PSA passa a ser não só um instrumento de manutenção e proteção do meio ambiente, como também uma medida de prevenção contra eventos de instabilidade ambiental”, disse o secretário.

Segundo a diretora do PSA, Ariane Pasuch mais 90 agricultores já entenderam a importância deste programa, investindo em natureza e preservando a água para as futuras gerações. “A maioria que nos procura para participar do programa enfatiza a preocupação com seus filhos e netos, mostrando que a consciência ambiental tem aumentado e encontrado suporte nas ações dentro propostas pelo PSA”, explica a diretora.

“Apesar de ser recente, é uma satisfação ver que com a adesão dos erechinenses chegamos a mais de quatro milhões e seiscentos mil metros de vegetação protegida dentro do programa, certos de que esse número está aumentando a cada dia”, finaliza o prefeito de Erechim, Paulo Polis.

Para aderir ao programa, basta levar até a Secretaria de Meio Ambiente de Erechim a matrícula e o CAR do seu imóvel, demais informações estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal, ou pelo telefone (54) 3520 7007.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS