No dia 17 de julho comemora-se o dia do Protetor das Florestas, assim o Programa de Recuperação de Recursos Hídricos se consolida, protegendo a vegetação das propriedades aderidas. Em parceria com o Programa Arborização + Segura, a RGE realizará este ano o plantio de 900 árvores de espécies nativas nas áreas de restauração das propriedades aderidas ao PSA, espécies como: Araçá, Aroeira Salsa, Caliandra Vermelha, Canudo de Pito, Caroba, Cerejeira, Chá de Bugre, Chal-Chal, Cocão, Guabiju, Guabiroba, Ingá-Banana, Ingá-Feijão, Ipê-Amarelo, Pata de Vaca, Pitangueira, Quaresmeira Roxa e Uvaia.

Aliados na proteção dos mananciais e florestas, a parceria entre a Prefeitura e RGE já realizou plantio, dentro das propriedades do PSA mais de 1.700 mudas nativas, somando ao cronograma deste ano, serão 2.800 novas árvores aumentado as áreas de APP e assim, melhorando a quantidade e qualidade dos rios de Erechim.
A parceria entre a RGE e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já existe há mais de 10 anos, visando à segurança dos cidadãos, das instalações elétricas e o reordenamento da arborização urbana, já tendo plantado mais de 2000 árvores em diversos pontos da área urbana, ampliando agora a colaboração para recuperação de áreas rurais, sob indicação e supervisão das equipes técnicas da prefeitura.
PSA já chegou a 99 produtores aderidos
Na manhã desta quinta-feira (17), representantes da Prefeitura de Erechim, RGE, AGER e COMPAM estiveram na propriedade do aderido do PSA, Nelson Moretto, acompanhando o plantio de mudas nativas, juntamente vizinhos e lindeiros da barragem de captação de água.
“O programa traz um novo olhar e uma mudança de cultura para a Arborização Urbana, proporcionando o equilíbrio entre o meio ambiente e a distribuição de energia elétrica. As ações em conjunto com os municípios visam eliminar possíveis riscos à população, proporcionando ainda mais robustez ao fornecimento de energia elétrica”, destacou o Consultor de Negócios da RGE, Cláudio Manica.
Segundo a diretora do programa, Ariane Pasuch, o PSA se consolida como o programa de recuperação de recursos hídricos do município. “Quem nos procura para participar do PSA enfatiza a preocupação com seus filhos e netos, mostrando que a consciência ambiental tem aumentado e encontrado suporte nas ações desenvolvidas”, afirma a diretora.
A secretária adjunta de Meio Ambiente, Carla Orso, ressalta que o plantio de árvores traz a conservação e proteção de nascentes e rios, que são as principais ações do PSA. “Essas ações são essenciais para manter a integridade e a resiliência de sistemas naturais a fim de evitar eventos ambientais extremos. Com isso, o PSA torna-se também uma medida de prevenção contra eventos de instabilidade ambiental”, destaca a secretária.
Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o PSA é uma visão de futuro e política pública importante de preservação do meio ambiente. “É uma satisfação ver que com a adesão dos erechinenses chegamos a mais de cinco milhões de metros de vegetação protegida dentro do programa, e com o plantio realizado, aumentamos cada vez mais esse número. Parcerias como essa com a RGE são muito importantes e trazem benefícios a toda a comunidade”, finaliza o prefeito.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação