Programa de Educação Olímpica da URI comprometido com o Movimento Olímpico

       O professor José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física da URI, retornou no início da semana da Grécia, onde participou da 13ª Sessão Internacional para Educadores de Instituições de Ensino Superior de Educação Física, organizada pela Academia Olímpica Internacional. Fundada em 1961, é o principal centro acadêmico dentro do Movimento Olímpico para preservação, estudo e promoção dos Ideais Olímpicos e da Educação Olímpica.

        O evento aconteceu de 1º a 07 de julho na cidade de Olímpia e teve como tema especial a “Trégua Olímpica como Ferramenta Educativa para a Paz”. Dentro dessa temática aconteceram palestras, apresentações de trabalhos e troca de experiências entre os participantes sobre métodos de ensino práticos e culturalmente relevantes visando a promoção e relacionamento de práticas esportivas saudáveis com os ideais olímpicos entre os jovens do mundo.

Na sexta-feira, 05, aconteceram os últimos trabalhos da sessão, onde foram apresentadas as conclusões de cada grupo de discussão sobre a temática proposta para este ano. O grupo do professor “Nino” foi composto por educadores da Armênia, Brasil, Chile, Croácia, Eslováquia, Iran, Japão e Polônia.

Durante o encontro, o professor disponibilizou aos participantes da 13ª Sessão, por meio eletrônico, uma apresentação do Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. O material, na língua inglesa, foi elaborado pelo Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade e que pode resultar em novas parcerias no âmbito internacional e nacional.

Participaram do encontro na Grécia aproximadamente 60 professores representando 29 países, onde a maioria deles são universitários especializados nas áreas da Educação Física e de Estudos Olímpicos. Conforme o professor “Nino”, “o Olimpismo movimenta pessoas de vários países, culturas e religiões em prol do desenvolvimento balanceado do ser humano”.

O representante da URI destacou alguns momentos importantes ocorridos durante o encontro da Grécia, começando pela abertura oficial do evento, na terça-feira, 2, onde foram apresentados os participantes, mais sete convidados e os oito palestrantes. Após a cerimônia, o grupo se dirigiu ao monumento na Academia Olímpica Internacional, onde foi colocado o coração de Pierre de Coubertin, sepultado próximo às ruínas do santuário olímpico, na histórica cidade de Olímpia, para prestar homenagem ao criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O Presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, Stephan Wassong, esteve na Academia Olímpica onde se encontrou com colaboradores do Comitê. Os professores da URI, José Luis Dalla Costa, e Fernanda Faggiani, da PUCRS, representaram o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin. Participaram, ainda, Gary Rhodes, dos Estados Unidos, e Daniel de la Cueva e Maria De Los Angeles Camaño, da Argentina.

O Professor ”Nino” fez questão de ressaltar o grande significado de levar até a Grécia o trabalho que vem sendo realizado na Instituição. Por isso, reforçou a importância do apoio da URI Erechim, da Escola de Educação Básica, do Curso de Educação Física, do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Olímpica (GEPEF/EO) neste momento inédito do Programa de Educação Olímpica na Universidade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS