Professores da URI realizam formação em Simulação Realística na capital

      Com o objetivo de alinhar os principais conceitos da prática clínica, simulando e treinando acadêmicos da área da saúde, professores da URI participaram, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, na PUC, em Porto Alegre, do I Curso de Formação de Instrutores em Simulação Clínica Realística, ministrado pelo Professor Augusto Scalabrini Neto, da Universidade de São Paulo.

        Participaram do curso os professores Fernanda Dal’Maso Camera (Curso de Fisioterapia), Neiva de Oliveira Prestes (Curso de Enfermagem), Juliano Sartori e Leandro Antônio Gritti (Curso de Medicina).

     A Simulação Realística e Treinamento de Habilidades tem como meta também oportunizar a reciclagem de suas habilidades técnicas e profissionais. Durante o curso, os professores participaram de discussões teóricas e cenários clínicos práticos com a utilização de simuladores de pacientes de média e alta fidelidade, obtendo assim, os conhecimentos em simulação clínica utilizando o método de ensino-aprendizagem.

        A URI Erechim contará, em 2020, com o Centro de Simulações Realísticas de Alta Fidelidade, por meio do qual os acadêmicos dos cursos da área da saúde, entre outros, poderão desenvolver práticas interdisciplinares e interprofissionais, mediante treinamento de situações clínicas em simuladores de baixa, média e alta fidelidade. O Centro estará localizado no segundo andar da URICEPP.

        Segundo os professores que participaram do curso, a capacitação foi de extrema importância, pois a simulação hoje é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da área da saúde. Este método é, ainda, um pilar fundamental na formação dos estudantes, pois reforça a prática pedagógica já existente.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS