Professora de Arquitetura e Urbanismo da URI conclui doutorado

       Questionamentos sobre as relações entre o homem e o meio ambiente foram as diretrizes de pesquisa selecionadas pela professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim, Vanessa Tibola da Rocha, para o desenvolvimento de seu doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), da Universidade de Passo Fundo (UPF).

         Por videoconferência, em função do distanciamento social, a tese foi defendida no dia 03 de julho e a banca examinadora foi estruturada pelos professores Pedro Domingues Marques Prietto e Marcio Tascheto da Silva (UPF), Rualdo Menegat (UFRGS) e  Lisiane Ilha Librelotto (UFSC).

         A tese “Educação em mudanças climáticas: um estudo de caso em Passo Fundo”, sob orientação das professoras Luciana Londero Brandli e Rosa Maria Locatelli Kalil, descreve um modelo para o processo de Educação em Mudanças Climáticas (EMC), considerando no contexto de uma escola pública.

         O referencial teórico da pesquisa foi baseado na publicação da UNESCO “Climate change in the classroom: UNESCO course for secondary teachers on climate change education for sustainable development”, publicada em 2013 e considerou os reflexos das emergências climáticas no contexto do município de Passo Fundo.    O trabalho de tese é parte colaborativa para a Agenda 2030, da ONU, com impacto direto sob o ODS 4 (educação de qualidade) e o ODS 13 (ação conta a mudança global do clima).

         Segundo a professora Vanessa, “o tema mudanças climáticas envolve abordagens complexas e é necessário compreender que impactamos sobre o meio em que vivemos, os efeitos negativos (poluição, a produção de resíduos, entre outros) são resultados do processo natural do habitar. No entanto, a educação em mudanças climáticas (EMC) integra abordagem que fazem referência ao modo de habitar, de consumir e preservar os recursos naturais para as próximas gerações”.

         Assim, afirma a professora, “todos precisam contribuir para essa transformação em favor de um desenvolvimento mais sustentável. No entanto, existem agentes de transformação local que são fundamentais para a potencialização do saber e da EMC, sendo eles professores e alunos do ensino fundamental. A pesquisa de doutorado, conforme resultados, contribui para a alteração de comportamento (conforme o pressuposto de investigação da tese), possibilita a inserção do tema ao currículo do ensino fundamental II e valoriza a comunidade escolar’.

         A escola integrante da pesquisa passou, ao longo do processo de EMC, a incentivar práticas de sustentabilidade dentre as quais é possível destacar: a execução de uma horta escolar; o desenvolvimento de hábitos sustentáveis (redução do tempo no banho); separação de resíduos e melhoria no sistema de captação da água da chuvas.

         A professora afirma que a pesquisa semeou sementes para um futuro melhor e colaborativo. Segundo as previsões do IPCC ( Intergovernmental Panel on Climate Change), os eventos extremos serão, ao longo deste século, mais intensos e frequentes, por isso, as pessoas precisam se conscientizar e fazer sua parte no processo de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

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