Professora da URI ministra treinamento sobre doenças do trigo na Cooperativa ALFA

A professora Marta Casa Blum, titular da cadeira de Fitopatologia do Curso de Agronomia da URI Erechim, ministrou um treinamento sobre manejo das principais doenças na cultura do trigo para 15 técnicos da cooperativa Agroindustrial Alfa, em Erechim. A atividade teve lugar no  Auditório da Cooperativa e contou com a presença do  Engenheiro Agrônomo Juliano Mezzalira, supervisor técnico no Alto Uruguai Gaúcho.

O assunto envolveu manejo de doenças radiculares, foliares e de espiga, quando a professora fez um apanhado geral, enquadrando manejo cultural, tratamento de sementes e controle químico das doenças na parte aérea da cultura.

A professora Marta considerou que o trabalho foi uma atualização sobre os temas abordados que ocorreu devido à demanda dos próprios técnicos que, em seu dia a dia, se deparam com vários problemas na cultura do trigo. Destacou, igualmente, o elevado grau de comprometimento e condução técnica, pertinente ao assunto abordado, pelos técnicos da Cooperativa. Na oportunidade, a professora Marta também auxiliou com diagnose de algumas doenças em amostras que foram levadas pelos técnicos tendo como destaque o vírus do mosaico comum do trigo e a mancha amarela da folha.

Para o professor Amito José Teixeira, coordenador do Curso de Agronomia, a atividade foi muito proveitosa, já que denota a importância e a qualificação dos profissionais que atuam na Agronomia, contribuindo na identificação e tratamento das doenças que atacam a cultura do trigo em nível regional.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS