Professor revela que veículos elétricos e híbridos serão predominantes

O Curso de Engenharia Elétrica da URI realizou na sexta-feira, 13, a sua Aula Inaugural com o tema “Veículos Elétricos e Híbridos: Desafios, Perspectivas e Avanços em Sistemas de Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas”. O evento, que teve lugar na sede social da COMIL, contou com a presença do Diretor Acadêmico e Professor do Curso, Adilson Luís Stankiewicz, do Coordenador do Curso, Professor Cássio Luciano Baratieri, acadêmicos, professores e funcionários.

O ministrante da aula foi Rodrigo Padilha Vieira, Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e, atualmente, Professor Visitante na McMaster University, em Hamilton, Canadá. Ele apresentou, de forma online, uma perspectiva mundial e nacional sobre os veículos elétricos e híbridos, desde sua história, funcionamento, classificação e até as futuras projeções. Evidenciou, ainda, as novas tendências no uso de máquinas elétricas especiais, como, por exemplo, o motor de relutância variável, que trabalha com um campo magnético giratório, e motores de fluxo axial, mais leves e eficientes.

O coordenador do Curso enfatizou que a aula inaugural abordou um tema de relevância técnica para a formação profissional dos acadêmicos. Embora os veículos elétricos e híbridos não sejam vistos ainda com frequência na região do Alto Uruguai, em poucos anos serão predominantes, impactando e abrindo novas oportunidades de mercado aos profissionais da área de engenharia elétrica, salientou.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS