Professor da UFFS publica artigo em livro sobre alface

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Leandro Galon é um dos pesquisadores que participam do livro “Alface: do plantio à colheita”, lançado recentemente pela Editora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em um dos capítulos da obra, Galon, junto com outros autores, trata do manejo de plantas daninhas infestantes da alface.

No Brasil, poucos pesquisadores escrevem a respeito de hortaliças, o que gera lacunas na área científica e, por conseguinte, menos informações ao produtor. O artigo do professor da UFFS utiliza elementos de pesquisas desenvolvidas no âmbito de diversas instituições do país.

A participação no livro surgiu a convite de Aluízio Borém, um dos organizadores da obra ao lado de Carlos Nick. Borém foi professor de Galon em seu doutorado na UFV.

Leandro Galon é líder do grupo de pesquisa Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas (MASSA), iniciado em 2012 na UFFS e que já rendeu mais de 195 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Questionado a deixar uma dica aos produtores de alface, Galon recomenda:

– Alface não tolera, ou tolera muito pouco, a competição com plantas daninhas. Em competição, a planta da alface fica menor, com folhas menores e amareladas. Detalhes que o consumidor não aprova.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS