Procon atende em média 40 pessoas por dia
O Procon de Erechim tem atendido, diariamente, cerca de 40 pessoas, momento em que os relatórios apontam praticamente as mesmas reclamações dos demais Procons no país. O levantamento é do Diretor Edson Machado da Silva que garante que 90% dos casos são resolvidos.
“As situações mais complexas exigem um outro grau de jurisdição, e as pessoas são orientadas a procurar a justiça. Existem situações em que o consumidor não é protegido pela Lei, mas são raros os casos. O bom é que em nossa cidade as empresas estão adequadas ao Código de Defesa do Consumidor, o que facilita as conciliações”, aponta.
Ressalta ainda, que existe uma boa demanda de pessoas que procuram o órgão de defesa do consumidor, mas não residem em Erechim, ou seja, vem outras cidades da região Alto Uruguai, mas são atendidas pelo Procon local.
O Relatório do Procon Erechim de 2017 aponta 7.694 atendimentos de janeiro a dezembro. Nesse ano, de janeiro até o final de março são 1998 atendimentos.
Dia das mães
Edson Machado alerta os consumidores quanto as compras do Dia das Mães e, para tanto, é necessário verificar a procedência, observar possíveis danos, se inteirar se o produto pode ser devolvido ou trocado por outro e estar atento aos prazos de validade. “Sempre exigir a Nota Fiscal discriminando todos os detalhes do produto que está sendo adquirido. Se comprar mercadoria pelos sites, saber que o prazo para arrependimento, desistência ou troca é de 7 dias a contar do recebimento no endereço informado a loja”.
O Procon Erechim atende de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 17hs sem fechar ao meio dia, na Rua Carlos Miranda, 120, bairro Fátima, em frente ao hotel Ibis. Telefone de contato é 54 3519 2840 – 3519 2830. O endereço eletrônico é: procon@erechim.rs.gov.br
Os Procons realizaram, em todo o Brasil, no ano passado, quase 2,3 milhões de atendimentos no que se refere a telefonia celular (com 14% das reclamações), seguido pela telefonia fixa (8,5%), cartão de crédito (7,4%), bancos (6,4%) e energia elétrica (4,9%) foram os cinco principais assuntos reclamados.
Essas informações são relativas ao ano passado e estão no boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) publicado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
O Boletim Sindec foi lançado em 23de abril e mostra que demandas contra empresas de telefonia registraram queda em 2017, apesar de cobrança indevida por serviços de valor adicionado continuar dominando o setor. Atualmente, o Sindec integra os Procons de 27 unidades da federação – 26 estaduais mais o Distrito Federal e 459 municipais.
O Sistema abrange 798 unidades espalhadas em 591 cidades brasileiras, pois muitos desses órgãos contam com mais de uma unidade. Esses Procons atendem uma média mensal de 190 mil consumidores.