Primeiro semestre tem crescimento de 7,6% no número de abertura de empresas LTDAs no RS

De janeiro a junho, foram constituídas 22.492 novas empresas sob regime de LTDA no Estado. No mesmo período do ano passado, foram abertas 20.891 — ‭1.601‬ a menos.

A abertura de empresas de sociedade limitada avançou neste ano no Rio Grande do Sul. O registro de negócios deste tipo cresceu 7,6% no primeiro semestre ante o mesmo período de 2023. Além disso, o total de novos empreendimentos nessa categoria, conhecida como LTDA, é o maior nesse recorte de tempo na série histórica, que concentra informações desde 2003. O dado é da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS).

O aumento ocorre mesmo com a queda observada em maio, mês com impacto cheio da inundação. Maior agilidade em processos para abertura de negócios de baixo risco e estabilidade econômica estão entre os principais fatores que ajudam a explicar essa alta, segundo especialistas. Para os próximos meses, projeta-se continuidade de aceleração, mas este resultado depende da dinâmica da reconstrução do Estado.

De janeiro a junho, foram constituídas 22.492 novas empresas sob regime de LTDA no Estado. No mesmo período do ano passado, foram abertas 20.891 — ‭1.601‬ a menos.

A série histórica da Junta Comercial retrata que esse avanço repete a escalada observada nos últimos anos. O salto de 2024 ocorre em patamar acima do observado no total de empresas no Estado no período (2,4%). Também é maior do que o verificado nos microempreendedores individuais (MEIs), que representa o maior número de empresas dentro do geral e anotou crescimento de 2%.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback, afirma que a evolução na abertura das sociedades limitadas é uma resposta a um conjunto de fatores, como extinção de modelo de negócios, melhoria econômica ante anos anteriores e agilidade em processos. Entra nesse rol de desburocratização o Tudo Fácil Empresas, programa que facilita as etapas para abertura de empreendimentos.

— A gente começou a ver esse aumento com a extinção da Eireli e a possibilidade de abrir uma limitada unipessoal. Somado a isso tem a facilidade de abrir uma limitada hoje e questão de políticas públicas, de incentivo, melhoria do mercado de trabalho, da economia, que a gente vê aos poucos melhorando — destaca Lauren.

Por outro lado, as extinções de LTDAS cresceram 12,41% no primeiro semestre. No entanto, o número de fechamentos é menor em números absolutos (10.361), o que garante saldo positivo entre aberturas e fechamentos. No entanto, a presidente da JucisRS afirma que as extinções não são um retrato exato do momento, porque captam movimentos anteriores.

O que são LTDAs?

A empresa de sociedade limitada é a empresa composta por uma ou mais pessoas, físicas ou jurídicas.

O capital é dividido em cotas de valor igual ou desigual e a administração pode ser exercida por sócio ou não-sócio, devidamente nomeados.

No Estado, a Junta Comercial gerencia os processos envolvendo sociedade limitada, como constituição, alterações contratuais e extinção.

Por GZH

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS