Primavera Cultural do Colégio São José traz ao palco Machado de Assis

O Projeto Primavera Cultural do Colégio Franciscano São José, elaborado e organizado pelos estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, tem por objetivo desenvolver e promover o protagonismo estudantil jovem, sendo estes os responsáveis pela execução de todo o evento. O espetáculo que aconteceu na cidade de Erechim é o único totalmente elaborado e executado por estudantes. O projeto esteve na sua 6ª edição neste ano, tendo como tema Machado de Assis; a apresentação aconteceu no dia 26 de setembro de 2019, no Ginásio de Esportes do Colégio.

O Colégio Franciscano São José é pioneiro nessa iniciativa que proporciona ao jovem o contato com diferentes áreas, trabalho coletivo, iniciativa, criatividade, empreendedorismo, incentivo à pesquisa, entre outras, que o preparam com excelência para a vida. O evento em si gera uma atmosfera de muito otimismo e positividade nos estudantes, conforme relata o estudante Eduardo Slaviero da 3a série do Ensino Médio:

– Primavera Cultural é um projeto que transforma o estudante em uma pessoa mais criativa e responsável, com noção clara do que significa um trabalho em grupo. Ajuda a compreender a importância de pôr a mão na massa e empreender várias tarefas em um processo de construção coletiva, levando em conta as capacidades de cada um, explica o estudante.

Já a estudante Isabella Menegat, da 2ª série do Ensino Médio, revela que o projeto é uma ferramenta que auxilia os participantes a descobrirem novas competências e conhecimento, os quais levarão para a vida:

– A importância do projeto é, em primeiro lugar, ajudar o estudante a descobrir aptidões que o leva a decidir sua futura profissão. Ao mesmo tempo, o projeto abre espaço para a expressão artística, onde o educando mostra seus talentos escondidos. É uma maneira de tornar concreto o que se aprende de forma abstrata em sala de aula. Não se trata só de conteúdo; o projeto é, na verdade, um laboratório que prepara os estudantes para a vida, detalha.

A coordenadora do Ensino Médio, Cleci Luisa Lovera, destaca a relevância do projeto não apenas como uma apresentação artística, mas como trabalho coletivo, o respeito às opiniões dos colegas, a confiança mútua, a solução de conflitos e a resolução de problemas:

– O projeto Primavera Cultural não é apenas uma apresentação artística, ele tem o objetivo de fazer com que os estudantes organizem algo extraclasse fundamentado em conteúdos, saberes e conhecimento que os projete para o futuro. Trata-se de um espaço onde o Colégio possibilita-lhes que sejam protagonistas de algo cujo envolvimento e compromisso por eles assumido termina em um verdadeiro show. Mas o espetáculo, em si, é apenas a culminância desse processo que começa com a escolha do tema, a fundamentação teórica, a organização de equipes de pesquisa e de trabalho por habilidades, do financeiro, do roteiro, da divulgação, da banda, das danças, dos poemas. Primavera Cultural é um projeto artesanal, feito por muitas mãos e gerações, desde adolescentes de 15 anos até idosos ativos de 98 anos de idade, explica a coordenadora.

A Equipe Diretiva parabeniza e agradece imensamente toda a equipe envolvida neste belo e grandioso espetáculo que leva ao público de Erechim cultura e conhecimento.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS