Prevenção ao câncer de próstata é prioridade em Aratiba

Além do atendimento básico, os moradores de Aratiba tem acesso a consultas especializadas. São mais de 300 consultas por mês nas mais diversas especialidades, por meio de convênio com clínicas e profissionais da região. Depois de passar pelos clínicos gerais do município, havendo necessidade, os moradores são encaminhados para os especialistas em outros municípios. O atendimento é gratuito.

No caso da saúde do homem, a Secretaria da Saúde oferece o diferencial do atendimento especializado no próprio município. Um convênio com o urologista Eduardo Cachoeira assegura o acesso de todos os homens ao diagnóstico e acompanhamento. “O câncer de próstata é o segundo de maior incidência entre os homens e, devido ao tabu que ainda cerca a doença, o atendimento é feito no próprio município”, explica a secretária da saúde, Débora Cenci.

Além do atendimento que já é prestado regularmente, durante o mês de novembro a Secretaria da Saúde vai realizar o exame do PSA gratuitamente para todos os homens. Nos dias 21 e 28 deste mês o atendimento na Unidade Básica de Saúde vai ser preferencial para os homens.

“Prevenção e diagnóstico precoce: esta é a dupla que pode ajudar a vencer o câncer. As estatísticas mostram que nove entre dez casos de câncer de próstata são curados, quando diagnosticados no início da doença”, informa Débora.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS