Presidente do Sicredi UniEstados Adelar Parmeggianni destaca Ação Sicredi dobra valor arrecadado para ajudar o RS e intensifica ações de apoio

Parmeggiani foi o entrevistado de Edson Machado, no Cultura News da última terça-feira (28).

Conforme o Presidente Adelar Parmeggianni ainstituição financeira anunciou que dobrou o valor arrecadado em doações para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, totalizando R$ 20 milhões.

A campanha de arrecadação, que começou em 3 de maio, já levantou R$ 10 milhões em doações via Pix para a Fundação Sicredi, CHAVE PIX: ajuders@sicredi.com.br, com o próprio Sicredi igualando essa quantia.

O Sicredi hoje está presente em 98% dos municípios no RS e isso leva a uma convivência, uma presença muito forte. Das 38 cooperativas que tem sede no Estado, 13 foram afetadas diretamente e essas cooperativas com apoio das demais estão sendo reestabelecidas. Em nossa região em 3 municípios como Ponte Preta, Barra do Rio Azul e Severiano de Almeida foram os mais atingidos.

O Sicredi organizou centros de distribuição e os gerentes dessas unidades que conhecem a realidade de suas cidades, juntamente com Defesa Civil e demais entidades, entregaram os donativos aqueles que realmente necessitavam. Destacou que o Sicredi abriu um espaço no Centro Administrativo em Porto Alegre, para a Defesa Civil realizar o seu trabalho com a presença de mais de 50 profissionais que utilizaram a tecnologia e comunicação da cooperativa para desempenhar suas atividades de socorro aos atingidos.

Desde o início das enchentes, o Sicredi, com apoio de parceiros, organizou 16 centros de distribuição de donativos. Esses centros receberam 97 caminhões carregados com roupas, alimentos, água potável, produtos de higiene e itens para camas. Os donativos estão sendo direcionados para abrigos, escolas, hospitais, Defesa Civil do RS e a comunidade em geral.

No Alto Uruguai ocorreu uma reunião de várias cooperativas que conseguiram estruturar vários caminhões com produtos de higiene, água, etc. que foi encaminhado para a região atingida.

Campanha Fundação Sicredi

Trata-se de uma campanha nacional através de PIX: ajuders@sicredi.com.brCada real que é doado o Sicredi dobra o valor. Já foi realizada uma distribuição de mais de 10 milhões de reais. Quando a campanha chegou nesse valor o Sicredi dobrou e foi para 20 milhões. Neste momento novamente está chegando ao valor de 10 milhões e o Sicredi colocará mais 10 milhões. A nível mundial o Sicredi também busca recursos, pois tem um relacionamento muito forte com outros países. E das 38 cooperativas, com exceção de 13 que foram atingidas, o Sicredi do Alto Uruguai abriu mão de receber recursos para que todo o valor fosse distribuído para os municípios mais afetados.

Auxilio para os associados atingidos pelas enchentes

Parmeggianni disse que além das doações, o Sicredi adotou medidas de auxílio aos seus associados afetados. Entre as ações estão a prorrogação de parcelas de empréstimos e financiamentos, bloqueio de protestos e negativações automáticas, adiamento de vencimentos e vigências de contratos de seguros, e flexibilização de resgates para produtos de investimentos e previdência. A instituição também isentou multas e juros por atraso em consórcios e agilizou a emissão de segunda via de cartões e substituição de maquininhas danificadas. Embora a medida adotada é válida para todos os associados da cooperativa, o Presidente chamou a atenção para aqueles que não necessitam de prorrogação de parcelas, para que na medida do possível usem o bom senso e cumpram com suas obrigações, porque a cooperativa precisa também desse aporte.

Dos 497 municípios gaúchos o Sicredi está presente em 480 e foram perdidas 18 agências nas cidades atingidas, porque praticamente não sobrou nada com a ação das cheias. Aqui no Sicredi UniEstados foram danificadas 4 agências, em algumas com perda total, mobiliário equipamentos e alguns equipamentos usados foram doados momentaneamente para que os serviços não sofram solução de continuidade. Na Barra do Rio Azul a agência que havia sido atingida na enchente do ano passado, foi reconstruída e novamente foi atingida com as cheias desse ano, então a ideia agora é fazer a realocação dessa agência para um local mais seguro. No momento o Sicredi aguarda uma pesquisa e estudos que estão em andamento, organizada pelo Prefeito Marcelo Arruda juntamente com técnicos e engenheiros das Universidades, e no que for definido um projeto a cooperativa tem o interesse em mudança de endereço. Hoje uma Van foi colocada a disposição da comunidade para fazer o atendimento dos associados daquela cidade.

Recuperação da Economia do RS

A recuperação da economia do Estado vai depender muito da União e do próprio Estado, e precisará da colaboração das pessoas. “Muitas empresas estão falando que não querem mais ficar no RS e isso não é nada bom. O setor empresarial é fundamental nesse momento, para restabelecer a economia. Ações a curto, médio e longo prazo devem ser realizadas, ajudando os que foram atingidos e organizando a infraestrutura de rodovias e outras obras que serão fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado. As empresas, comércio, indústria e agricultura necessitam de uma ajuda muito forte e rápida dos governos. E assim vamos passar por isso, como passamos pela guerra dos Farrapos” disse Adelar Parmeggianni.

Por Edson Machado

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS