Presidente do Legislativo, Fifo Parenti, é nome forte do MDB para pré-candidatura a Deputado Estadual

Questionado no Estúdio Boa Vista da Rádio Cultura sobre a possibilidade de concorrer a deputado estadual em 2026, o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim e atual Presidente Estadual da Juventude do MDB, Fifo Parenti, afirmou que, atualmente, seu compromisso é com a presidência da Casa Legislativa. Ele destacou que existem vários obstáculos a serem superados e que sua eventual candidatura em 2026 não está definida, uma vez que há outras pessoas que também podem representar o partido.

“Hoje, tenho que me dedicar ao meu trabalho como presidente do Poder Legislativo e vereador. O MDB sempre teve candidatos a deputado estadual nesta região, e há outras pessoas que podem representar a sigla. Faremos esse debate, que pode incluir vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários. Os encontros para discutir esse processo começam no dia 27 de fevereiro”, explicou Parenti.

A Juventude do MDB e sua tradição de formar líderes

Fifo Parenti é o atual presidente da Juventude do MDB no Rio Grande do Sul, cargo que ocupará até outubro de 2025. O vereador ressaltou que a juventude do partido sempre foi uma força política importante, e muitos de seus antecessores no cargo conseguiram se eleger para a Assembleia Legislativa.

Ele lembrou que a Juventude do MDB do RS é reconhecida por projetar grandes líderes. Nomes expressivos da política gaúcha têm suas origens no núcleo jovem do partido, como o vice-governador Gabriel Souza, o deputado federal Márcio Biolchi, o deputado estadual Rafael Braga, o secretário de Assistência Social do Estado, Beto Fantinel, o ex-deputado Edson Brum e o atual presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Todos eles emergiram das fileiras da Juventude do MDB, entre outros que fizeram história no partido.

“Temos a Fundação Ulisses Guimarães, que é muito forte, com formação política, discussões em escolas de líderes e todo um contexto de preparação. Atualmente, o MDB conta com 171 vereadores, 9 prefeitos e 7 vice-prefeitos no Rio Grande do Sul. Na nossa região, o Alto Uruguai, temos uma condição peculiar. É importante destacar que, mesmo sendo o presidente estadual da Juventude do MDB, precisamos ter uma candidatura a deputado estadual representando nossa região. No entanto, teremos que aguardar até 4 de outubro, quando encerra minha gestão como presidente”, afirmou.

Parenti ressaltou que é histórico o fato de a Juventude do partido sempre ter candidatos a deputado, seja estadual ou federal. “Aqueles que concorreram a deputado estadual ou se elegeram ou ficaram em posições de suplência bem colocadas, assumindo o mandato posteriormente. Mas é a regional do MDB que definirá os nomes que irão concorrer”, completou.

Sobre a Microrregional do MDB

A Regional do MDB tem um acordo que define a alternância de coordenação a cada biênio entre cidades da região e Erechim. Fifo Parenti é o coordenador desde 2023 e, provavelmente, em 2025, a função passará para alguém de outra cidade da região. O vice-presidente Leandro Marangoni já se colocou à disposição e deve ser o novo coordenador regional, mas a decisão ainda não foi formalizada.

Por: Edson Machado da Silva

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS