Presidente do Automóvel Clube de Erechim tem encontro com alunos de engenharias da URI
Os cursos da área de engenharia da URI estão desenvolvendo o projeto URI Rally Car, que se constitui na construção de um carro de rally pela relevância e oportunidades que isso oferece aos estudantes. Na quinta-feira, 03, o grupo recebeu o Presidente do Automóvel Clube de Erechim, Fernando Costa (Costinha), que foi conhecer de perto a iniciativa desenvolvida na Universidade.
Além de incentivar a participação dos alunos e professores no esporte, Costinha se colocou à disposição para auxiliar a equipe e a Universidade para que tenha condições para, em breve, participar de competições com o nome da URI. O que ficou definido é que o Rally Internacional de Erechim, a ser disputado de 17 a 20 de outubro próximo, terá um espaço específico no Parque da ACCIE, para mostrar o carro.
De acordo com o Coordenador do projeto, Professor Oséias Matias de Oliveira Esmelindro, “o rally transcende o conceito de uma simples competição automobilística. Ele representa um ambiente de validação e desenvolvimento de tecnologias aplicadas, onde conceitos de engenharia são testados sob condições extremas. Nosso objetivo ao abordar essa temática é fomentar o interesse dos estudantes em áreas como engenharia automotiva, mecânica, eletrônica e Produção aplicando a teoria no desenvolvimento de protótipos, tecnologia embarcada, análise de desempenho veicular, bem como em áreas correlatas, como marketing e gestão estratégica de projetos no contexto esportivo”.
Além disso, o projeto visa destacar a capacidade da universidade de oferecer uma educação de ponta, alinhada com as demandas do mercado e as tendências da indústria automotiva. Conforme, ainda, o professor Oséias, “o objetivo do nosso projeto é criar um ambiente educacional e prático que estimule o interesse dos estudantes por áreas relacionadas ao automobilismo e ao rally. Além disso, busca estabelecer parcerias com equipes de rally, empresas do setor automotivo e organizações esportivas, criando oportunidades de estágio e pesquisa para os estudantes”, afirmou.
Por Assessoria de Comunicação