Prefeitura incentiva produção de leite e sucessão familiar

Entre as políticas públicas de incentivo estão recuperação e melhorias de estradas e acessos às propriedades rurais, abertura e manutenção de valas e o programa, gratuito, de terraplanagem para melhorias e ampliação da infraestrutura

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, promoveu uma série de incentivos, ao longo de três anos, via serviços públicos, para fomentar e expandir a cadeia produtiva do leite do município.

 

Família Pelicioli

Segundo a médica veterinária, Aline Pelicioli, que trabalha junto com o pai, Altemir Pelicioli, proprietário da leitaria, localizada no Distrito de Capoerê, o Poder Público está sendo muito importante nos projetos de expansão da leitaria, que tem, hoje, 207 vacas no plantel, sendo 196 em lactação e produz, em média, 7 mil litros de leite, por dia.

 

Parceria da prefeitura

“Quando se está fazendo um investimento, deste tamanho, a parceria da prefeitura é fundamental, porque temos muitas despesas, funcionários, e o auxílio da prefeitura, com máquinas, terraplanagens, diminui os custos. A prefeitura está nos auxiliando bastante aqui, e, isso, nos permite, continuar crescendo e gerando emprego para a cidade”, observa Aline.

 

Sucessão no campo

Segundo Aline, a parceria com a prefeitura, também, é uma importante motivação para a sucessão no campo, porque incentiva a continuidade da produção de leite e, desta forma, estimula a permanência dos filhos na atividade agrícola. “Eu estudei, me formei médica veterinária, e meu pai me aceitou aqui. Quando dou uma sugestão de algo ele abraça e, assim, vamos fazendo juntos, crescendo juntos. Tenho sorte de ter alguém como ele do meu lado, porque muitos pais não deixam os filhos participarem. E, isso, é muito bom”, afirma ela.

 

 

Manutenção das estradas

Conforme a médica veterinária, a parceria da prefeitura é muito importante também de outra forma, na manutenção das estradas, viabilizando o escoamento da produção de leite até laticínio. “O Poder Público está dando este auxílio e fazendo com que os caminhões cheguem com maior facilidade aqui. Somos muito gratos por isso”, ressalta Aline.

De acordo com Aline, os projetos não param por aí, e a família está planejando colocar mais 220 animais em lactação, no mesmo pavilhão. “No futuro, queremos fazer a ampliação com a construção de mais um pavilhão para mais de 100 animais”, salienta ela.

 

 

Fomento

Conforme o prefeito, Paulo Polis, Erechim tem cerca de 185 produtores de leite e uma produção média anual de 21 milhões de litros. “Uma das ações de fomento a este setor é o programa, gratuito, de terraplanagem para melhorias e ampliação da infraestrutura da bovinocultura de leite, que se estende, também, para suinocultura e avicultura. E abertura e manutenção de valas para armazenar a silagem, fundamental na alimentação dos animais”, observa o prefeito Polis.

Além disso, acrescenta o prefeito Polis, a prefeitura faz a manutenção e recuperação das estradas para escoamento da produção agrícola. “A logística é fundamental na produção de leite, para, principalmente, levar o leite da propriedade até o laticínio, porque isso tem que ser diário, e, também, para receber os insumos necessários para sua produção, como, por exemplo, a ração dos animais”, explica o prefeito Polis.

 

Programas

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Tobias Biazi, afirma que a prefeitura implantou outras políticas públicas que auxiliam e têm impacto positivo na produção agrícola. “Temos o programa Porteira Adentro, o projeto Feira na Escola, internet rural gratuita para todas as 34 comunidades do interior, crédito agropecuário e a doação de mudas para implantação de pomares e produção de alimentos agroecológicos. Importante citar também o trabalho de assistência técnica da Emater”, ressalta o secretário Tobias.

 

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS