Prefeitura de Erechim inicia atividades do Programa Vida e Saúde

Programa Vida e Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de Erechim por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou suas atividades de 2020 com os usuários do Caps II Renascer, trabalhando o tema “saúde mental e alimentação saudável”. Na programação, a Campanha Janeiro Branco que busca mobilizar a sociedade em favor de um estado mental saudável.  O objetivo é mudar a compreensão cercada de tabus e promover mais possibilidades de obter um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo.

Com esse foco o Janeiro Branco coloca o tema “saúde mental e alimentação saudável” ao máximo em evidência durante o primeiro mês do ano, fazendo com que pacientes, familiares e demais pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que realmente é a saúde mental.  A campanha iniciou em 2014 no estado de Minas Gerais.

 Janeiro Branco

O mês foi escolhido por alguns motivos como o fato de em janeiro as pessoas terem a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também na sua saúde mental. Além disso, muitos passam pela melancolia do final de um ano, e janeiro é um momento em que estão fragilizados por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente. A cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história. A Campanha se mostra de extrema importância não só no âmbito individual, que seria a possibilidade de as pessoas cuidarem do seu emocional, mas no sentido mais amplo também.

Alimentação

Dentro do Programa Vida e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, a alimentação tem capítulo especial. Janeiro também se destaca por sua poderosa safra de alimentos tropicais do verão. Frutas, legumes e verduras são aliados da nossa saúde. Alguns exemplos e seus benefícios:

Mamão: Contém grande quantidade de minerais como riboflavina, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina C, vitamina E. Suas enzimas digestivas ajudam na digestão e inibem a constipação.

Abacaxi: Com boa dose de vitaminas e minerais como as vitaminas A, C e do complexo B. Além do zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio tem alto teor de água.

Laranja: Rica em fibras alimentares e vitamina C, a fruta ajuda na prevenção de infecções e ainda contém propriedades antioxidantes.

Abóbora, moranga: Rica em carboidratos e fibras alimentares, também é uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E e K. Ainda, contém ferro, cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco que agem em prol de um organismo saudável. Ajuda a manter a circulação sanguínea estável.

Beterraba: Rica em vitaminas B1 e B2, protege o sistema nervoso, controla o colesterol e protege o coração. Tem alto teor de fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino.

Abobrinha: Famosa em reduzir o peso e ainda aumentar o valor nutricional da dieta. Ajuda a promover a saúde dos olhos e previne todas as doenças que ocorrem de deficiência de vitamina C, como o escorbuto, esclerose e hematomas. Ajuda a manter o organismo hidratado devido ao seu alto teor de água.

Alface: As folhas contêm muita água e ajudam na hidratação do corpo. É rica em carboidratos, fibras e proteínas que ajudam a regular o trânsito intestinal.  Excelente fonte de vitaminas e minerais (A, B, C e K, cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo) que completam os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.

 Cebolinha: Existem diversas vitaminas e minerais encontrados nas cebolinhas, dentre eles, a vitamina K que não é facilmente encontrado em alimentos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS