Prefeito Marcelo Arruda assume novamente a comissão de municípios sem acesso asfáltico

A Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, que representa os 497 municípios, reativou a Comissão que luta pelos municípios sem acesso asfáltico no RS e o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda assume novamente a comissão, pois é um dos municípios que está pleiteando a pavimentação asfáltica.
O Presidente da Famurs, Maneco Hassen, coordenou a reunião por videoconferência realizada na tarde desta quarta-feira, 27/01.
A Comissão que teve suas atividades temporariamente suspensas durante a pandemia, terá a partir de agora um cronograma de ações que vai buscar a conquista de recursos para os municípios que não possuem acesso asfáltico.
Conforme o Presidente da Famurs, Maneco Hassen, essa é uma luta da Federação que ganhará prioridade neste semestre. “Esse é um problema muito grave que atinge quase 15% dos municípios do Estado e que acaba travando o progresso de dezenas de comunidades”, ressalta Maneco.
Segundo o prefeito Marcelo Arruda, em 2019, a comissão havia conseguido uma emenda da Bancada Federal de 20 milhões de reais, mas com a situação da saúde, esse recurso acabou sendo remanejado para o combate a Covid-19.
De acordo com levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente são 57 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande do Sul. A Famurs vai atuar também para a destinação de emendas de bancada, com recursos federais, para levar asfalto até todos os municípios.
O acesso asfáltico é preponderante para o progresso e o desenvolvimento das comunidades no interior, sendo que algumas aguardam há mais de vinte anos pela ligação asfáltica. Se contemplados, os municípios ganharão maior integração com as demais regiões e acesso a determinados bens e serviços; os custos de escoamento da produção se tornarão menos onerosos; além de proporcionar maior conforto e rapidez no trânsito e qualidade vida para a população.
Participaram da reunião o Presidente da Famurs, Maneco Hassen, o Prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que preside a Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico pela Famurs, o Diretor de Assuntos Municipais, Guilherme Machado e o assessor técnico na área de trânsito da Famurs, Roberson Cardoso.
Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS