Prefeito e vereadores de Três Arroios cumprem agenda em Brasília

O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, juntamente com os vereadores Volmir Luis Soccol, Alceu Luis Schafer, Valdir Boni e Rafael Polli Ostrovski, estiveram nesta semana em Brasília cumprindo uma série de audiências nos Ministérios, com os Parlamentares e autoridades federais em busca de liberação de recursos para o município.

No Ministério da Integração Nacional, foram recebidos na secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil pelo chefe de gabinete do secretário Renato Ramlow e pelo diretor do departamento de reabilitação e reconstrução, Paulo Falcão, onde trataram da liberação de recursos para a reconstrução dos pontilhões e pontes danificadas na enxurrada de 29 de Dezembro de 2017, que levou o município a decretar situação  de emergência reconhecida pela portaria 11 /2018 de 17 de janeiro de 2018.

No Ministério das Comunicações, solicitaram adesão ao Programa de Internet para todos visando atender comunidades rurais com internet via satélite.

Sobre o Programa Avançar Cidades, estiveram no Ministério das Cidades tratando dos recursos para mobilidade urbana financiados pela Caixa Federal com recursos do FGTS.

No Ministério dos Esportes, solicitaram a liberação da segunda parcela do ginásio de esportes da comunidade de Assis Brasil.

No FNDE – Fundo de Desenvolvimento da Educação, a comitiva tratou da liberação do mobiliário para a escola infantil pró  infância  que está com a obra na fase final de conclusão  com previsão de início das atividades  no novo espaço para o segundo semestre de 2018. Ainda no FNDE foi solicitado veículos para qualificar o transporte escolar.

No FUNASA, a audiência foi com o chefe de gabinete do presidente, Guilherme Cerioni, tratando da liberação dos recursos já empenhados para as obras do sistema de esgotamento sanitário.

No Ministério da Saúde a questão é da adesão do município ao programa de práticas integrativas de saúde.

No Ministério da Agricultura a pauta foi sobre a Normativa 37, da citricultura que tem trazido alguns entraves para adequação dos pequenos produtores de citros quanto a sua adoção.

Ainda estiveram visitando deputados e senadores com objetivo de obter emendas parlamentares.

Obtiveram a confirmação de 100 mil reais do Dep. Fed. Danrlei de Deus para custeio dos serviços de saúde.  Com a senadora Ana Amélia Lemos irão receber recursos para a Agricultura cujo valor será informado nos próximos dias e no gabinete do deputado Giovani Cherini que organizou a agenda nos ministérios foram ainda  confirmadas diversas emendas já empenhadas no Turismo e Saúde que ultrapassam os 500 mil reais.

O prefeito Lirio Zarichta, destacou a importância da viagem à Brasília. “Fizemos várias reivindicações em diversas áreas, buscando recursos para o desenvolvimento do município, especialmente para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS