Prefeito de Três Arroios recebe direção da BRASPOL

Na quinta-feira, 08 de março, o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, recebeu no município a visita da direção da BRASPOL de Curitiba, que é a organização dos poloneses do Brasil representada pelo presidente Rizio Wachowicz, vice-presidente do Paraná, Maria de Lurdes Kuchenny e o secretário de relações internacionais, Aníbal Wilinski e esposa Lourdes, que estiveram visitando o município para tratar da reestruturação do núcleo da BRASPOL.

BRASPOL – Somos NÓS, descendentes da imigração polonesa ao Brasil, que se iniciou em 1869, juntamente com os poloneses natos que vieram às plagas da TERRA DE SANTA CRUZ.

O BRASIL já contempla em 2017 o nascimento da SÉTIMA GERAÇÃO de POLÔNICOS, ou seja, brasileiros de origem polonesa.

Estima-se atualmente uma população polônica de 2.000.000 pessoas, distribuídas principalmente nos Estados do Sul do país – PARANÁ – SANTA CATARINA – RIO GRANDE DO SUL – e também, dispersos pelos demais Estados do Brasil.

O que é a BRASPOL

Na década de 1980 percebemos no Brasil e constatamos na Polônia, que a nossa Comunidade de descendentes da imigração polonesa não possuía uma representatividade oficial, o que dificultava um relacionamento com órgãos oficiais.

Esta falha começou a se acentuar de forma crescente, quando resolvemos em 1989 promover diversas reuniões com participação cada vez maior de pessoas, para a elaboração de um ESTATUTO que pudesse organizar a nossa Comunidade em todo o BRASIL.

Assim, no dia 27 de janeiro de 1990, no Auditório da Universidade Federal do Paraná, mais de trezentas pessoas, descendentes de poloneses, reuniram-se para a fundação da BRASPOL.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS