Prefeito de Aratiba recebe Prêmio Gestor Público
Programa Central de Empregos, de Aratiba, foi premiado como uma das dez melhores iniciativas de gestão do estado
O prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto recebeu na noite desta terça- feira, 05, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o troféu Premio Gestor Público pelo programa Central de Empregos, que oferece qualificação, busca ativa por vagas e auxílio para trabalhadores. A iniciativa foi selecionada entre 147 projetos inscritos por prefeituras do estado por ser considerada inovadora, promover melhorias na gestão pública e apresentar resultados positivos para a comunidade.
A Central de Empregos, criada em 2017, beneficia mais de 150 famílias de Aratiba, cujos membros foram reinseridos no mercado de trabalho em empresas da cidade, de Erechim e de municípios de Santa Catarina. A prefeitura mantem um banco de dados de trabalhadores, monitora as vagas e auxilia no acesso ao mercado de trabalho. Também oferece cursos profissionalizantes em parceria com entidades como o SENAI e subsidia o transporte dos trabalhadores aos locais de trabalho.
“O trabalhador desempregado, muitas vezes tem dificuldade de buscar o emprego fora da cidade, por isso a presença do Poder Público é fundamental. A Central de Empregos reduziu significativamente o número de desempregados e devolveu dignidade às famílias que agora tem condições de se sustentar”, disse Granzotto ao final da premiação. O diretor da Afisvec, Paulo Guaranha, destacou que “o prêmio sintetiza o que é mais importante hoje em dia: a busca pela qualidade a que o cidadão tem direito”.
O Prêmio Gestor Público é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), em parceria com a Assembleia Legislativa do RS. Após a seleção, os projetos são vistoriados por uma equipe designada pelo Sindifisco. A premiação leva em conta os critérios de planejamento, governança, coordenação e metodologia de gerenciamento, acompanhamento, controle e resultados de impacto, recursos e infraestrutura e avaliação qualitativa. “Diante das dificuldades do Poder Público, pressionado pela carência e a urgência de planejar o uso dos recursos, os que implementam políticas sociais e fiscais que tiram o município da paralisia devem ser reconhecidos”, disse o presidente do Sindifisco, Altemir Feltrin da Silva.
A premiação contou com a presença de deputados estaduais, do presidente da Assembleia Legislativa do estado, Luis Augusto Lara e teve a participação especial da Orquestra WBK, de Bom Princípio.