Praça dos Três Poderes, em Brasília, é evacuada após explosões; corpo foi encontrado
Bombeiros militares e esquadrão antibombas foram chamados e estão no local
A Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi evacuada no começo da noite desta quarta-feira (13) após serem ouvidas explosões em intervalo de 20 segundos. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal afirmou que uma pessoa morreu.
As explosões aconteceram por volta das 19h30min, próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF). O esquadrão antibombas faz varredura no prédio da Corte.
Uma testemunha que passava pelo local no momento, Layana Costa, funcionária do Tribunal de Contas da União (TCU), disse que houve uma primeira explosão e a segurança do STF tentou abordar um homem que estava no local com uma sacola.
Em seguida, uma segunda explosão acabou afastando a segurança e uma pessoa acabou sendo atingida. Ainda não há informações precisas se a vítima seria o mesmo homem que carregava uma sacola no local.
O corpo da vítima da explosão está caído na praça, mais próximo do STF. Muitas viaturas do Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Judicial já estão no local e o trânsito está sendo fechado nas proximidades.
Em nota, a Polícia Civil do Distrito Federal confirmou a explosão e informou que deu início às investigações. “A Polícia Civil do Distrito Federal informa que policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão no local onde ocorreu a explosão de um artefato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (13). A PCDF já deu início às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local.”
Um carro foi incendiado próximo a um dos anexos da Câmara. Também é feito varredura para saber se há explosivos em outros veículos. A polícia investiga se há relação entre os dois casos.
— Há indícios que é a mesma pessoa que ocasionou uma explosão aqui (perto da Câmara) correu para o STF — afirmou o sargento Santos, da Polícia Militar do DF, em entrevista ao O Globo.
Em nota, o STF afirmou que “dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança”. O texto diz ainda que “servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela”. A nota acrescenta que “mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos” e que “segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF.”
O secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, informou que a Esplanada dos Ministérios foi fechada.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) está fazendo varredura no entorno do Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está no local.
* Matéria em atualização