O Portal de Motorista está completando um ano de operação com aprovação dos usuários. Esta modernização e desburocratização dos serviços púbicos envolve a prefeitura e o setor privado e faz parte da Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social. O projeto, inédito no Rio Grande do Sul, está informatizando os dados do transporte de passageiros por aplicativo, escolar e táxis, para profissionalizar estes serviços no município.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, um dos diferenciais do Portal de Motorista é a parceria com o setor privado, porque a responsabilidade de fazer o cadastro e atualização das informações no portal é do próprio motorista. “Outro aspecto importante do Portal é a criação de um grande banco de dados, ter o cadastro digital de todos estes profissionais, taxistas, motoristas por aplicativo, do transporte escolar, que trabalham no município”, comenta o secretário, Mario Rossi.
De acordo com o prefeito, Paulo Polis, o Portal de Motorista faz parte de um amplo processo de modernização e desburocratização da gestão pública. “O Portal é mais um projeto que utiliza a tecnologia para criar soluções e melhorar a vida das pessoas e das empresas. Ele aumenta a transparência das informações. O QR Code fixado no veículo mostra se ele está de acordo com a lei, licenciado, se o motorista está autorizado a dirigir por aquela plataforma. Tudo isso significa mais segurança e serviços públicos mais eficientes para a população”, observa o prefeito Polis.
O Portal de Motoristas é um projeto da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, por meio da Diretoria de Trânsito, em parceria com a Diretoria de Tecnologia em Informação (DTI).
Por Assessoria de Comunicação