Por que a conclusão do asfaltamento da ERS 477 é boa para Erechim e para a região Nordeste?

A importância do asfaltamento dos 10,5 quilômetros entre Centenário e Carlos Gomes para a região nordeste, Erechim e o Alto Uruguai é crucial para a economia dessas regiões e, principalmente, para nossa cidade. A região nordeste, que clama pelo asfaltamento deste trecho, inclui municípios como Sananduva, Santo Expedito, Cacique Doble, São José do Ouro, Barracão, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho e São João da Ortiga. Essa área possui uma agricultura diversificada muito forte, com criação de aves, suínos, produção de leite e cultivo de grãos. Dessa região vêm três grandes atacadistas que abastecem Erechim e arredores: Cadore, Menon, D Mix, Farinha Sananduva e o Frigorífico Majestade. A região também é muito forte no turismo religioso, com três grandes romarias: Nossa Senhora de Caravaggio de Paim Filho, Santo Expedito e Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá.

Além disso, há um grande complexo de águas termais e a Cascata do Tigre em Machadinho. Em muitos desses municípios, há uma filial da Olfar de Erechim. No entanto, devido à falta de ligação asfáltica com Erechim, quem está ocupando espaço nessa região são as cooperativas de Santa Catarina, como Copercampos, Copérdia e Alfa, além de empresas do estado vizinho.

Como Erechim seria beneficiada com a ligação à região nordeste? Erechim ganharia um grande público consumidor de aproximadamente 70 mil pessoas, tornando-se um grande polo comercial, o que viabilizaria a construção de um shopping center. Caso contrário, continuaremos apenas sonhando com um shopping. A região gostaria que os hospitais de Erechim fossem referência em saúde. Além disso, nossas universidades receberiam centenas de estudantes dessas regiões, já que as prefeituras locais poderiam fornecer transporte gratuito ou subsidiado.

Essa é a terceira reportagem que o Jornal Boa Vista e a Rádio Cultura fazem para despertar as entidades de Erechim e as lideranças de nossa cidade, incentivando um grande debate e a formação de uma comitiva para ir até o governo do estado buscar recursos de emendas parlamentares e concluir a ERS 477. Quem ganha são as duas regiões e, principalmente, Erechim. Não adianta ficar esperando por políticos que muitas vezes, por questões ideológicas e interesses individuais, mais fecham portas do que as abrem.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS