Em mais uma bela entrevista realizada pelo programa Bem Viver, da Rádio Cultura, Cassiane Dalla Rosa e Andreia Secco Araújo trouxeram para uma conversa a advogada Andressa Battisti para falar um pouco sobre criança, mãe e família atípica.
Andressa, mãe do Martin, de cinco anos, diagnosticado com autismo quando tinha um ano e oito meses, relatou, além da grande mudança na sua rotina a partir do diagnóstico, a importância de aprender mais sobre o assunto e preparar-se para gerar as condições necessárias para a nova rotina. “O autismo é muito particular de cada criança, para algumas o tecido da roupa causa muita dor, para outras, os principais problemas são de caráter físico, ao não desenvolver tônus muscular, por exemplo, e nós precisamos acolher tudo isso da melhor forma possível. Em um determinado momento, eu só vivi a vida dele.”
Um dos momentos mais complicados vivenciados pela família, é realmente no diagnóstico, quando os pais recebem a notícia da atipicidade, algo que não havia sido sonhado ou desejado para um filho. A partir deste momento, quanto antes a família se prepara e busca ajuda dos profissionais indicados para o melhor desenvolvimento, melhor será a construção de uma conivência mais saudável possível.
Para ter acesso à entrevista completa e saber mais sobre o autismo, diagnóstico e rotina, basta acessar o link: https://www.facebook.com/jornalboavista/videos/670511625962193
O programa Bem Viver é uma parceria da Rádio Cultura com a Plena Fonoaudiologia e Cento Auditivo e da Up Fitnnes Academia e vai ao ar todos os sábados, pelas ondas da 105.9 FM, das 8h às 9h, a cada programa, com um novo assunto relacionado à saúde e à educação física, desenvolvido pelas fonoaudiólogas Cassiane Dalla Rosa e Fernanda Ryl e pelo personal trainer Rodrigo Melotto.