Polícia Federal conclui inquéritos sobre conflitos indígenas na Reserva do Carreteiro em Água Santa

Com o relatório dos Inquéritos Policiais, estão concluídas as apurações realizadas durante a Operação Carreteiro (fase 1) e Operação Guerra e Paz (fase 2)

A Polícia Federal concluiu os Inquéritos Policiais que investigavam os conflitos indígenas ocorridos na Reserva do Carreteiro, localizada no Município de Água Santa/RS, que culminaram na deflagração das Operações Carreteiro em 04/09/2020 e Guerra e Paz em 30/06/2021.

Durante as investigações e na deflagração das operações, foram cumpridos 49 mandados de prisão e 77 mandados de busca e apreensão, com participação de mais de 300 policiais federais e mais de 200 agentes públicos de outras polícias e instituições.

No decorrer dos inquéritos, foram indiciadas 65 pessoas pelas práticas dos crimes de constituição de milícia privada e constrangimento ilegal qualificado pelo concurso de pessoas e uso de arma de fogo.

A Polícia Federal segue com vários inquéritos policiais em andamento, que ainda visam a apuração dos demais crimes praticados naquela reserva indígena nos anos 2020 e 2021 (homicídio, tentativas de homicídio, posse e porte ilegal de arma de fogo).

A primeira fase (Operação Carreteiro) foi concluída em 28/04/2021, quando as peças foram encaminhadas à Justiça Federal e colocadas à disposição do Ministério Público Federal.

Com a conclusão da segunda fase (Operação Guerra e Paz), os dois inquéritos principais foram encaminhados à Justiça Federal no dia 18/02/2022, aguardando manifestação do MPF.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS