Polícia Civil e Brigada Militar deflagram a Operação Mercado Paralelo em Getúlio Vargas e Estação
As ações têm o objetivo de recuperar produtos furtados em indústria de fardamentos, materiais táticos e esportivos, da cidade de Estação, e que eram comercializados com pessoas e empresas do sul do Brasil
No início da manhã desta sexta-feira, 01 de agosto de 2025, a Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram a operação “Mercado Paralelo”, nos municípios de Getúlio Vargas e Estação. As ações tiveram o objetivo de coibir a prática de furtos qualificados, e recuperar materiais subtraídos de uma empresa de artigos esportivos e táticos, com sede em Estação.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, teve início ainda no mês de maio de 2025, quando proprietários da empresa vítima, verificaram que um prestador de serviços terceirizado, estaria subtraindo produtos do estoque, aproveitando-se da oportunidade e confiança, enquanto realizava trabalhos de construção civil nas dependências da empresa. Os fatos estariam ocorrendo desde novembro de 2024. Após os furtos, o homem de 48 anos, repassava parte da “res furtivae” ao seu filho afetivo, de 21 anos, o qual se encarregava de oferecer e vender os produtos do crime.
Dentre os produtos furtados, estavam fardamentos táticos, utilizados por empresas privadas e até mesmo por órgãos de segurança pública, além de produtos esportivos, como carretilhas, varas de pesca e petrechos diversos, além de resíduos de chumbo, remanescentes do processo produtivo interno da empresa. A investigação mostrou que os materiais subtraídos eram comercializados com pessoas e outras empresas do Rio Grande do Sul e do Paraná.
A partir da materialidade colhida e demonstrada no procedimento policial, o Delegado de Polícia Jorge Fracaro Pierezan, titular da investigação, representou pela busca e apreensão em imóveis ligados aos criminosos. A partir dos pedidos da Autoridade Policial, a Vara Criminal de Getúlio Vargas expediu quatro ordens judiciais de busca e apreensão, as quais foram cumpridas hoje, por 35 policiais civis e militares.
Os endereços alvos das buscas localizam-se nos municípios de Getúlio Vargas e Estação. Durante as buscas os policiais localizaram fardamentos e artigos esportivos, produtos dos furtos praticados pela dupla de criminosos.
Os dois suspeitos, de 21 e 48 anos, foram localizados, detidos e conduzidos até a DP de Getúlio Vargas, onde prestaram esclarecimentos sobre os fatos investigados. Ambos deverão ser responsabilizados pela pratica delitiva identificada, que prevê reclusão de 2 a 8 anos, além de multa.
Por: Delegado Gustavo Ceccon