Plano de Mobilidade construído com a comunidade é entregue para prefeito Polis
Prefeito de Erechim, Paulo Polis, recebeu projeto do arquiteto, Vinícius Ribeiro, que destacou a preocupação de trabalhar as questões técnicas, legislação, e, também, as expectativas, necessidades da população, ouvindo 2 mil pessoas
A empresa GO Soluções em Projetos entregou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, na tarde desta sexta-feira (23), no Salão Nobre. Na ocasião, também foi empossado o Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim, responsável por fiscalizar e colocar o projeto em prática.
Plano construído pela comunidade
O arquiteto, Vinícius Ribeiro, apresentou um resumo do plano que colocou o ser humano em primeiro lugar. Ele ressaltou que o projeto foi construído ouvindo a comunidade. “Tivemos a preocupação de trabalhar as questões técnicas, legislação, e, também, as expectativas, necessidades do usuário com diversas estratégias de participação (entrevistas, pesquisas e audiências públicas). E para isso, ouvimos 2 mil pessoas no município de forma quantitativa e de outro tanto de forma qualitativa, anotando as suas opiniões. Este é um projeto elaborado com a comunidade”, ressalta o arquiteto.
“Quero agradecer a colaboração dos servidores da prefeitura no processo de levantamento de dados e para entender sobre o presente e futuro da comunidade”, disse.
O arquiteto explica que o Plano de Mobilidade será uma referência para os próximos 10 anos. “Ele está estruturado e planejado para ter efeito de continuidade. O Plano de Mobilidade Urbana tem como princípios descentralizar o trânsito, disciplinar a circulação de veículos minimizando os conflitos existentes; democratizar o espaço público, promover sistemas viários completos com circulação de diferentes modais em segurança; priorizar o pedestre, hierarquizar o espaço disponível priorizando os modais não motorizados”, disse.
Além disso, acrescenta ele, tem como estratégia, “aumentar os espaços de convivência, ampliar os espaços de lazer e convivência; valorizar o comércio e prestação de serviços, investir nos espaços públicos em frente aos estabelecimentos; organizar o trânsito, equilibrar os modais democratizando o espaço para todos; resgatar a identidade local, estimular a cultura, trazendo vitalidade aos espaços públicos”.
“Quando valorizamos o espaço público, para convivência, aumentamos o senso de pertencimento e a relação com a cidade”, comenta.
Agradecer o trabalho
O secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, agradeceu a dedicação e o trabalho dos servidores, da Comissão Executiva, Câmara de Vereadores, universidades, entidades e da comunidade. “Agora o município de Erechim tem um Plano de Mobilidade Urbana, está dentro da lei e apto a receber recursos. Este é um plano ousado, arrojado, que vai precisar de coragem para ser colocado em prática, mas isto não falta neste governo, que tem muita coragem e ousadia para enfrentar os problemas em todas as áreas. Com o plano vamos avançar cada vez mais e proporcionar uma cidade organizada e melhor para viver”, disse o secretário, Paulo Jeremias.
Primeiro ato do plano
Por fim, o secretário, Paulo Jeremias, disse que a definição do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim já é a primeira ação prática do projeto.
Câmara
O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Bento, passou a palavra para a vereadora, Ana Oliveira, que participou do projeto pela Comissão Executiva. “Este é um momento para agradecer a toda a comunidade que se envolveu neste plano. Nenhum trabalho se faz sozinho, e para ser bem-feito precisa ser coletivo. Planejamento visa uma cidade mais humanizada e para usufruir os espaços públicos, que precisam ser mais democratizados. Os 17 vereadores aprovaram o plano”, disse a vereadora Ana.
Dia especial – “plano de Erechim”
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que a entrega do Plano de Mobilidade Urbana é um dia especial. Ele agradeceu o empenho de todos neste trabalho. “Isso está ajudando a cidade a subir mais um degrau. Agradeço, também, a dedicação das entidades e dos servidores. Vivemos um novo momento em que os servidores estão comprometidos com as causas públicas e a eficiência dos serviços públicos. Quando a cidade avança ela melhora para todos”, disse o prefeito.
Segundo o prefeito Polis, o plano tem uma visão técnica e humana. “E é isso que a cidade precisa. Importante dizer que este plano foi feito por 2 mil erechinenses, ele é do município de Erechim, temos que se apropriar deste projeto, porque será uma linha de atuação. Esta é a planta da nossa casa, com critérios, para construirmos Erechim nos próximos 100 anos”, destaca Polis.
Ele explica que não se pode criar falsas expectativas, e, por isso, é importante seguir o plano para fazer as intervenções de curto, médio e longo prazo. “E se precisar no meio do caminho dar um passo para o lado ou para trás, não tem problema, o importante é remarmos na mesma direção, com os mesmos objetivos. O trabalho do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável será muito importante, ele precisa se reunir, periodicamente, para acompanhar a evolução dos projetos. Vamos colocar em prática, respeitando as particularidades financeiras da prefeitura”, observa o prefeito Polis.