Pesquisa desenvolvida na URI gera depósito de Patente no INPI

        Um pesquisa inédita realizada na URI Erechim poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável do processo produtivo da cadeia do biodiesel. O estudo foi desenvolvido pelos alunos Carolina Elisa Demaman Oro e Marshall Paliga, juntamente com seus Orientadores, professores Marcelo Luis Mignoni e Rogério Marcos Dallago, integrantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos e do Curso de Engenharia Química da URI.

        A pesquisa, desenvolvida em parceria com o Professor Marcus Vinicius Três, da Universidade Federal de Santa Maria – Câmpus Cachoeira do Sul, tem como foco a purificação do sal residual, proveniente do processo de destilação da glicerina gerada na obtenção do biodiesel, o qual é descartado atualmente em aterros industriais gerando passivos econômicos e ambientais para as empresas do setor.

     A metodologia desenvolvida demonstrou-se tecnicamente viável, conduzindo à geração de um sal purificado com características pertinentes a sua destinação como sal mineral para consumo animal.

     O caráter inédito do trabalho resultou no pedido de proteção intelectual junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), Processo INPI BR 102019017029-8, e na Publicação de artigo científico.

        Veja aqui mais informações sobre a pesquisa desenvolvida.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS